Museu Histórico de Mato Grosso expõe desenhos de arquiteto e urbanista

Desenhos de profissionais de profissionais de quatro áreas diferentes, entre elas a Arquitetura e Urbanismo, fazem parte de exposição que será inaugurada sexta-feira (20 de fevereiro), às 19h, no Museu Histórico de Mato Grosso, em Cuiabá. Intitulada Traços e Linhas, Caminhos e Trajetórias, a mostra reúne desenhos produzidos pelo arquiteto e urbanista Thadeu Palácio, pela bióloga Jamylle de Souza, pelo designer Aluisio Marinho e pela jornalista Marisa Batalha.

 

O objetivo é mostrar a relação de intimidade com o fazer artístico, que para cada um é um processo que ocorre de forma distinta. Os trabalhos permanecerão expostos e a exposição aberta à visitação até o dia 20 de março de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nas sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 22h, nos sábados das 8h às 17h e domingos das 8h às 12h.

 

Saiba mais sobre os expositor

 

Linhas, formas e traços sempre foram a “praia” do arquiteto e urbanista Thadeu Palacio, que, depois de anos de estudo, tentativas e amadurecimento do traço, decidiu apostar em sua “veia” de artista plástico. Um dos fatos determinantes para isso foi sua participação, em julho de 2013, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), na cidade de Goiás Velho (GO).

 

“Ao longo de uma semana estive em contato com diversos tipos de fazeres artísticos e consegui amadurecer uma relação entre a arquitetura colonial com casas feitas em adobe, telhas de barro, os morros e as ladeiras da cidade e linhas e traços aplicados em quadros ou telas, como se libertasse nestes momentos espaços para a manifestação de capacidades antes não visitadas”, relatou.

 

Daí por diante, realizou-se definitivamente a ligação entre arquitetura e artes plásticas. Ele se diz um apaixonado por observar pessoas e comportamentos, e buscou neste hábito de observar como as pessoas se apropriam do espaço a inspiração para criar mais e mais optando pelo caminho do estímulo ao pensar, à imaginação de quem vê. “Quando me dizem que estão vendo algo que não havia planejado em meus desenhos, sinto que o objetivo está sendo alcançado”.

 

Como para ele, a Arquitetura e Urbanismo “é uma forma de arte”, os estudos acadêmicos o ajudaram na busca pelo traço perfeito e do acabamento exclusivo para suas obras. O cuidado com a harmonia das formas e cores é uma das marcas de Thadeu Palacio, que busca em sua arte aliar ordenação racional e intuição, estimulando a criação de obras que geram sentimentos positivos no artista e (quem sabe?) nas pessoas.

 

“Arte é um modo de vida, uma prática que precisa estar acessível a pessoas leigas, pessoas das mais variadas profissões.”

Rolar para cima