A frente Mobiliza Curitiba, formada por associações comunitárias e movimentos populares, deu início a uma ação colaborativa para fazer um levantamento dos vazios urbanos da cidade. É a campanha Mapeando Curitiba, que consiste em contribuir com dados por meio da identificação e do registro fotográfico de espaços não utilizados na cidade. Por meio desse material, será construído um mapa dos vazios urbanos de Curitiba. Também é possível sugerir alternativas de usos para os locais identificados.
Com quase 2 milhões de habitantes e mais de 400km², Curitiba é a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do Sul do país. O modelo urbanístico não mais está adequado ao recente e rápido crescimento da população. Os habitantes da “cidade-modelo” sofrem hoje com o trânsito caótico, transporte coletivo defasado e com a aparente falta de espaço que os obriga a viver cada vez mais longe da região central, onde a oferta de transporte e a infraestutura são insuficientes. Mas será que está mesmo faltando espaço na cidade?
A campanha Mapeando Curitiba quer provar o contrário. O levantamento popular de áreas não utilizadas e subutilizadas quer mostrar que a especulação imobiliária e a falta de instrumentos para evitá-la impedem que terrenos vazios e imóveis abandonados tenham destinação adequada. Esses lugares deixam de ser aproveitados para moradia ou para locais de usufruto coletivo, como praças e escolas. A ideia é estimular as pessoas a observarem a região onde vivem e proporem soluções criativas para este espaços.
Para participar da campanha, basta fazer um registro dos espaços que não estão sendo aproveitados e postar a foto no Facebook, no Instragram ou no Twitter com a hastag #mapeandocuritiba. Para melhor identificação, especifique o nome do autor da imagem e a localização exata do lugar onde a foto foi tirada. Na legenda, coloque a frase “Aqui poderia ser…” e a sua ideia de utilização do espaço. Ainda é possível fazer a contribuição por e-mail: [email protected]. O prazo é 15 de março.
Todas as imagens coletadas serão disponibilizadas na página da campanha no Facebook e contribuirão para o mapeamento dos vazios urbanos de Curitiba. Posteriormente, a fotos mais criativas serão expostas em diferentes locais de visitação pública para ampliar o debate da sociedade relativo aos vazios urbanos.
>>> Confira alguns exemplos e possibilidades na galeria de fotos da campanha
PASSO A PASSO
Ajude a identificar os espaços vazios ou não utilizados de Curitiba, registrando e sugerindo formas de destinação para eles. Veja como participar:
1- Tirando uma foto de um espaço vazio ou não ocupado da cidade e sugerindo uma forma de utilização do local, usando a seguinte frase: “Aqui poderia ser…” e sua ideia.
2- Postando a foto no Instagram, no Facebook ou no Twitter com a hastag #mapeandoCuritiba ou enviando a imagem para o e-mail [email protected].
3- Se quiser, você pode imprimir nossos modelos de cartazes para que apareçam na foto. Veja mais exemplos em nosso álbum de foto “Mapeando Curitiba”.
>>> Veja mais informações sobre como participar.
Acesse:
http://www.mobilizacuritiba.org.br