Morre Miguel Lobato Silva, um exemplo de luta pela moradia

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) lamenta a perda do amigo e companheiro de muitas lutas pelo movimento da moradia no Brasil, Miguel Lobato Silva. Um dos fundadores e coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), faleceu na madrugada deste domingo (19/8) vítima de complicações cardíacas. Incansável na militância desde os anos 80, Miguelzinho viveu as mazelas da falta de infraestrutura das cidades brasileiras na infância e dedicou-se ao trabalho pela reforma urbana e pelo direito à cidade. Também esteve ao lado da FNA em diversas ações pela garantia da democracia e contra a perda de direitos em tempos de golpe. Recentemente, esteve com a diretoria da FNA em manifestação em frente ao TRF4, em Porto Alegre (RS), por ocasião da prisão do ex-presidente Lula.

Atualmente, era coordenador do Fórum Nacional da Reforma Urbana e estava à frente das mobilizações pela retomada do Conselho das Cidades. Nascido no Pará, era um homem do mundo. Além de representar o movimento popular no Conselho das Cidades, levou a voz das minorias a fóruns internacionais de debate sobre a reforma urbana.

A FNA e seus sindicatos agradecem pelo exemplo e inspiração de sua trajetória e manifestam aqui seus sentimentos pela inestimável perda a todo o movimento sindical brasileiro. Aos familiares, desejamos força para enfrentar a saudade desse guerreiro de mente brilhante e coração gigante.

 

Foto: Fábio Pozzebom

Rolar para cima