No segundo dia de atividades do 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), foi realizado um momento de formação sindical e capacitação. O encontro, que abordou a relevância organizacional dos sindicatos como instrumento de potencialização dos recursos existentes, reuniu delegados representantes de diversos sindicatos de arquitetos e urbanistas do país.
O assessor sindical da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Valtuir Soares, liderou o primeiro debate do dia, apresentando uma linha histórica do movimento sindical, explicando a base da formação dos sindicatos, as fontes de sustentação das entidades e reforçando a importância da luta para as categorias. “Precisamos compreender que a visão de entidade sindical do passado não existe mais”, salientou.
Também foi debatida a política de financiamento da estrutura sindical, o código civil, o estatuto que gere as entidades e, também, o impacto direto nas finanças do ramo a partir da Lei 13.467. “A pauta da reforma é urgente. Precisamos discutir constantemente essa temática. Só com o debate poderemos aprimorar nosso trabalho e batalhar pela nossa categoria”, pontuou.
Após, foi aberto um espaço para troca de ideias e discussões com os presentes. A programação ainda segue durante a tarde de sábado (2/12) e a manhã de domingo (3/12), quando encerram-se as atividades do 47º ENSA em São Paulo.
Confira a programação para os próximos dias
2 de dezembro (sábado)
14h – Mesa 4 – A contribuição das entidades representativas de arquitetos e urbanistas para a sociedade
16h – Mesa 5 – Programas FNA – SOLARE, TABA e ArqPop
17h – Mesa 6 – FNA e Sindicatos – Diálogo e Construções Futuras
3 de dezembro (domingo)
9h – Apresentação Manifesto Seminário FNA – compromissos e agenda 2024
10 – Assembleia FNA
13h – Almoço Comunitário de Encerramento na Ocupação 9 de Julho
Foto: Judy Wroblewski