Mobilização nacional pelos direitos sociais e trabalhistas ocorre nesta sexta-feira

Fonte: CUT

Está marcado para esta sexta-feira (10/5), em diversas capitais, um grande ato pela democracia e em defesa dos direitos sociais e trabalhistas. O Dia Nacional de Mobilização será de luta, de construção e de aquecimento para uma greve geral que ainda não tem data marcada. As bandeiras serão Fora, Temer e nenhum direito a menos. Estão previstos atos em 23 capitais.

Como em outras mobilizações realizadas pela CUT e pelos movimentos sociais nos últimos meses, os trabalhadores podem atrasar a entrada, fazer assembleias, paralisar as atividades durante a manhã ou durante 24 horas. No fim do dia, a otientação é fazer um grande ato em uma avenida ou praça pública das cidades.

A greve geral está sendo construída, mas só vai ocorrer quando o governo interino do vice-presidente Michel Temer encaminhar para o Congresso Nacional as medidas de retirada de direitos que vêm sendo anunciadas via imprensa. Enquanto isso, a CUT está dialogando com suas bases para lutar contra retrocessos.

>>> Confira a agenda de mobilizações já confirmadas

AMAPÁ – Macapá – 15h – Fora Temer – Não ao Golpe – Em frente do Teatro das Bacabeiras

BAHIA – Na próxima sexta-feira, 10 de junho, as bandeiras cutistas voltarão a ser agitadas nas ruas de todo o Brasil em defesa da democracia, contra o golpe e na luta pela preservação e ampliação dos nossos direitos. Nesta data, trabalhadores e trabalhadoras atenderão ao chamado da CUT e realizarão um novo Dia Nacional de Paralisação.

Salvador – A partir das 15h acontecerá um Ato Cultural e Artístico no Campo Grande, seguido de uma caminhada até a Praça Castro Alves. Entidades representativas de categorias como petroleiros, metalúrgicos, borracheiros, construção civil, alimentação, professores, profissionais da saúde, bancários, comerciários, e polícia civil já confirmaram a participação de suas bases e outras categorias já concentram esforços para também aderirem ao movimento. Outras cidades que terão mobilizações:
– Itabuna / Ilhéus
– Vitória da Conquista
– Brumado
– Guanambi
– Caetite
– Juazeiro
– Feira de Santana
– Oeste (Barreiras/Santa Maria da Vitória )
– Teixeira de Freitas

CEARÁ – 15h00 – Concentração na Praça Luiza Távora (Av. Santos Dumont) – Grande ato Fora Temer.

DISTRITO FEDERAL – 9h – A Parte do IPOL Contra o Golpe – A Parte do IPOL Contra o Golpe

17hs – Jornada Nacional de Lutas contra o Golpe e pela Democracia – Concentração no Museu da República

ESPÍRITO SANTO – Mobilização 6h em frente a Petrobras paralisação de 24h coordenada pelo sindipetro,
durante todo dia acampamento na praça oito e vitoria com telão informando que o golpe e contra o trabalhador e as 17H concentração no tranquedão e Às 18H saida en caminhada até a praça oito encerramento com ato em defesa da democracia e contra o golpe

GOIÁS – 9 horas, em frente à Superintendência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado na Avenida Goiás.
16 horas, Concentração em frente ao Tribunal de Justiça de Goiásonde o ponto alto será a denúncia da criminalização dos movimentos sociais, haja vista a prisão de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Após esse ato, os manifestantes seguirão em passeata até a Praça Universitária, onde acontecerá um evento cultural.

MINAS GERAIS – Belo Horizonte – 17h – Ato Fora Temer – Frente Povo Sem Medo – Praça da Liberdade

Uberaba – FORA Temer! – Grande ATO Uberaba- Praça dos Correios

Pouso Alegre – 18h – Fora Temer, Não ao Golpe, Nenhum Direito a Menos! – Praça Senador José Bento
Uberlandia -17h – Ato Fora Temer!! – Pça Clarimundo Carneiro

MATO GROSSO DO SUL – 9h – Nenhum Direito a Menos! #ForaTemer – Praça do Radio

MATO GROSSO – 15h – Ato Fora Temer! – Praça da República

PARÁ – Concentração será na Praça da República a partir das 17 horas, saindo em caminhada até o Mercado de São Brás, mais ou menos 3 km de caminhada. Com ato político e cultural em todo o percurso

PARAÍBA – Concentração as 15 horas no Liceu – Saindo em caminhada pelo centro de João Pessoa

PERNAMBUCO – Paralisação Nacional com grande ato público no Recife. Concentração, às 15h, na Praça da Democracia (Derby). Os dirigentes sindicais devem participar das plenárias e dos Comitês da FBP como forma de engajamento e luta.

PIAUÍ –  16h – Grande Manifestação em Defesa da Democracia – Praça Pedro II

PARANÁ – Curitiba

6 horas – Paralisação por 24 horas dos Petroleiros – Repara Araucária
10hs as 13hs – Atos e Paralisações no Centro de Curitiba
10hs as 22hs – Concentração Estadual na praça Santos Andrade, com atividades e palco cultural

Foz Iguaçu

8h – Fora Temer. Manifestaçao em Foz, dia 10, após o desfile do aniversário do Município – em frente à Ono Music Hall

Maringa
16h – Maringá é Fora Temer – Nenhum Direito a Menos – Não ao Golpe! – Praça Raposo Tavares

RIO DE JANEIRO – Um conjunto de ações propostas pelo movimento sindical e social, paralisações, panfletagens, bloqueios de estradas e vamos terminar o dia com uma Passeata no centro do Rio, que sai da candelária para a Praça XV. Na Praça XV vamos terminar o ato com um grande baile/concerto com várias apresentações artísticas e musicais.
Perspectiva de mais de 20 mil pessoas

RIO GRANDE DO NORTE – Ato, Não Ao Golpe, nenhum direito a menos.
16h00 – Concentração na Avenida Salgado Filho, ao lado da IFRN

RONDÔNIA – Concentração as 16hs na praça do Baú na avenida 7 de setembro – Centro – Ato e Panfletagem

RORAIMA – 17h00 – Concentração na praça do centro cívico em parceria com FBP, PT e movimentos sociais.

RIO GRANDE DO SUL – Greve de 24 horas dos petroleiros em defesa da Petrobrás e da manutenção do sistema de partilha do pré-sal. Ato contra a reforma da previdência, às 8h, em frente ao prédio do INSS, na Travessa Mário Cinco Paus, atrás da Prefeitura, no centro da cidade. Ao meio-dia haverá uma caminhada com os servidores públicos em direção o Palácio Piratini. Às 17h, inicia a concentração na Esquina Democrática, onde será realizando um ato contra o golpe.

SANTA CATARINA – 15hs 0 Concentração na Tancredo Neves – Por nenhum direito a menos, Pela Previdência Publica, Não ao Golpe

SERGIPE – 15:00 concentração com show: “arte abraça a democracia”. Formado por artistas que atuam conosco nas atividades (gratuitamente). Poetas, cantores voz & violão, bandas). As 17:00 sairemos em passeata pelo centro de Aracaju.

SÃO PAULO – 14hs – 2º encontro LGBT da UNE
17h00 – ATO FORA TEMER – Concentração em frente ao Masp (Avenida Paulista)

TOCANTINS – Ato massivo de Rua articulado pelo povo do campo e pelos urbanos.
Concentração as 16 horas – Avenida JK
Dia Nacional de Mobilização no Tocantins chamado pela Frente Brasil Popular com a pauta central de – Não ao Golpe Fora Temer

Rolar para cima