Manter a história viva: lançamento de livros durante 46º ENSA atrai grande público

O Salão Alvorada do Brasília Palace Hotel, em Brasília (DF), ficou pequeno no início da noite de sexta-feira (25/11) para o público que acorreu ao lançamento de livros ligados à arquitetura, história e à política brasileira. O encontro aconteceu durante o 46º Encontro de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) em que falaram os autores das obras – Clara Ant, Danilo Matoso, Flávio Tavares, Liza Andrade e Luiz Philippe Torelly. Com mediação do secretário de Políticas Públicas e Relações Institucionais da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Patryck Carvalho, a oportunidade trouxe temas como a luta pela memória, pela moradia e pelo direito à cidade.

“Um livro é sempre uma maneira de mantermos uma história viva, de registrar um momento. Quando escrevi essa biografia, eu queria relembrar e registrar o que aconteceu no meu país e não deixar morrer uma influência e uma mudança tão importante”, explica Clara a respeito da sua obra “Quatro décadas com Lula: o poder de andar junto”, que retrata a sua trajetória de vida e atuação política ao lato do presidente reeleito. Encerrando a mesa com a esperança renovada, a presidente da FNA, Eleonora Mascia, destacou que o lançamento é um momento de comemoração e reunião. “Há tempos não podíamos nos encontrar, trocar experiências, compartilhar momentos como esse. Agora é hora de comemorarmos. Nós vencemos o ódio, o negacionismo e o fascismo. Vamos disseminar esses conhecimentos, distribuir esses livros e celebrar, é hora de celebrar”.

Os títulos “Destruição da Arquitetura: Crônicas Políticas de um País em Demolição”, de Danilo Matoso, “O Mármore e a Murta: Antônio Vieira. Jesuítas, Cativos e Bandeirantes no Século XVII”, de Luiz Phillipe Torelly e “Agir Local: Gestão Territorial e Democracia. Uma experiência em Conde (PB)”, de coautoria de Flávio Tavares ficarão disponíveis até o final do evento para a venda, conforme disponibilidade. Ainda estão sendo distribuídos gratuitamente a Cartilha T.A.B.A., o livro “Memórias, Personagens, Lutas” dos 40 anos comemorativos da FNA, “Residência em Ciência, Tecnologia e Sociedade”, de coautoria de Liza Andrade e “A embaixada da Itália em Brasília: poéticas da arquitetura italiana no Brasil”, de Sylvia Ficher, Andrey Schlee e Danilo Matoso.

Rolar para cima