Livro traz reflexões sobre a pandemia e as cidades

Arquitetos e urbanistas, economistas, historiadores, cientistas sociais, engenheiros e filósofos envolvidos com planejamento urbano uniram-se no projeto do livro “Coronavírus e as cidades no Brasil: reflexões durante a pandemia”, que será pré-lançado neste sábado (25/04) durante o LabFest do Livro, primeiro festival do livro realizado totalmente de forma remota. A partir das 20h, as arquitetas e urbanistas Andrea Borges e Leila Marques, organizadoras do projeto, participarão de bate-papo com transmissão direta de suas casas. O lançamento oficial ainda não tem data marcada devido à pandemia.

“Analisando causas e efeitos, resgatando fatos recorrentes e notícias recentes e comparando momentos e cidades distantes, os autores abordam de diferentes ângulos e sob diferentes enfoques as principais questões urbanas de uma cidade doente de Covid-19, mas que, certamente, se salvará e precisará se reinventar”, explica Leila.

Ao todo, a obra reúne 40 mestres e doutores para tratar do atual momento vivido pelas cidades com a chegada da Covid-19. Entre os autores está a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e urbanistas (FNA), Eleonora Mascia, com o artigo “Direito à cidade e à saúde”.

“As cidades brasileiras têm características diferentes, o que é um desafio colocado quando se trata de enfrentar uma pandemia global, como a do novo coronavírus. No entanto, apesar das diferenças, percebemos processos históricos comuns a praticamente todas as cidades: desigualdade e segregação socioespacial, com áreas bem servidas de equipamentos e infraestrutura urbana, espaços públicos, arborização, por um lado, e áreas com muitas carências, por outro”, afirma Eleonora em sua publicação. O livro ainda trata de temas como “O coronavírus e um pano emergencial para as cidades” e “Como repensar as cidades a partir da pandemia do coronavírus”.

Com 33 textos sobre diversos aspectos urbanos na pandemia, o livro impresso terá a pré-venda iniciada a partir de sábado. Será possível adquiri-lo através do WhatsApp (21) 99635-2376 ou pelo site da editora Outras Letras. O valor é de R$ 40,00 incluindo o frete. A partir do dia 10 de maio, o ebook estará disponível na Amazon e livrarias virtuais.

O LabFest do Livro ocorre nos dias 24 e 25 de abril e reunirá grandes nomes da literatura e do mercado editorial nacional em conversas, oficinas e lançamentos. Para assistir todas as atividades do evento é preciso pagar taxa de R$ 39,00.

>> Mais informações sobre o evento aqui << 

Autores

Aline Souza do Nascimento
Andrea Borde
Andrea Borges
Carlos Fernando Andrade
Clarisse de Almeida
Daniela Zanetti
Adriana Fiorotti
Daphne Besen
Denise Vogel
Diana Helene Ramos
Dinah Papi
Duarte de Souza Rosa Filho
Eduardo Sanches Salsamendi,
Eleonora Lisboa Mascia
Ermínia Maricato
Fabio Bruno de Oliveira
Glauco Bienenstein
Regina Bienenstein
Daniel Sousa.
Gustavo Juca Ferreira Jorge
Isabel Rocha
Jaucele Azerêdo
Ruskin Freitas
José Ricardo de M. Lopes
Leila Marques da Silva
Lucio Nascimento
Marcela Marques Abla
Michele Baruffaldi
Mila Montezuma
Nabil Bonduki
Núbia Nemézio
Raquel Rolnik
Débora Ungaretti
Pedro H. R. Mendonça
Rogerio Goldfeld Cardeman
Shirley Carvalho Dantas
Simone Feigelson Deutsch
Luciana Deutsch
Vicente Loureiro
William S. M. Bittar

 

Rolar para cima