Novas tecnologias surgem todos os dias para auxiliar profissionais de diversas áreas. Com a Arquitetura e Urbanismo não é diferente: muito se avançou dos tempos das plantas a lápis até hoje. Percebendo a instrumentalização vivida nos últimos anos e os dilemas que surgiram com ela, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) realiza, na quinta-feira (2/7), a live #5: “Arquitetura e Urbanismo no Mundo Digital”. O evento, transmitido pelos canais de YouTube e Instagram da FNA, terá participação dos arquitetos e urbanistas Alexander Justi, do Grupo AJ, de Brasília (DF), e Fernando de Lacerda, do Arquea Arquitetos, de Curitiba (PR).
Conforme adianta a mediadora da live, a ex-presidente e conselheira da FNA Valeska Peres Pinto, muitas tecnologias, como o AutoCad e o BIM, já são conhecidas pela classe profissional e auxiliam os arquitetos e urbanistas nos projetos. Porém, para ela, o digital já passou a fase ferramental e ocupa quase o processo inteiro. “O projeto é só um momento da arquitetura. A tecnologia hoje está na obra, na edificação, na execução, no detalhamento, no relacionamento com os clientes e com outros profissionais”, destaca.
Por isso, para a arquiteta e urbanista, é preciso perder medos e enfrentar a revolução tecnológica para fazê-la funcionar de acordo com os próprios interesses. E isso deve ser fomentado pelos sindicatos e entidades representativas. “O mundo está cada vez mais se comunicando através das plataformas digitais. Se estivermos distantes, não vamos conseguir fazer a boa representação dos interesses profissionais”, pontua.
Ative o lembrete da live neste link e não perca!