O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) convida arquitetas e arquitetos brasileiros para participar da seleção de projetos do 5° Guia IAB para a Agenda 2030. As inscrições podem ser feitas até dia 30 de setembro por meio do link https://forms.gle/Ey1GhyUxfXy4nkcS8.
Com o objetivo de agregar soluções de arquitetura e urbanismo, disseminar conhecimento e ampliar boas práticas, os projetos inscritos devem ter relação com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro das duas categorias: projetos e planos concluídos de 2000 a 2014 e projetos e planos a partir de 2015, podendo ser projetos arquitetônicos, planos urbanísticos, paisagísticos e territoriais ou projetos de design.
O Guia IAB para a Agenda 2030 é um projeto da Comissão de Política Urbana e de Habitação Social do IAB por meio do Grupo de Trabalho da Agenda 2030, tendo como missão coordenar a produção, junto a outros parceiros institucionais, de um novo guia brasileiro por ano até 2030, quando e se alcançados todos os objetivos globais de redução dos impactos nocivos do ambiente construído.
No âmbito do Instituto, os esforços iniciaram-se em 2018 na Comissão de Monitoramento dos ODS da União Internacional de Arquitetos (UIA), da qual o IAB tem assento. Em 2020, o IAB produziu a versão brasileira da publicação da UIA, apresentando projetos de arquitetura e planos de desenvolvimento urbano do Brasil que colaboram com cada um dos 17 ODS.
Entende-se que o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo seja no ambiente construído, no planejamento, na arquitetura, na arquitetura paisagística e no design interage com cada ODS, apresentando muitas soluções concretas para enfrentar os problemas globais relacionados à pobreza, desigualdade, clima, degradação ambiental, prosperidade, saúde, paz e justiça. Para contribuir com a sustentabilidade ambiental e com a qualidade de vida para todos, os arquitetos estudam e projetam soluções, muitas das quais vêm sendo colocadas em prática.
E que as ações como profissionais da arquitetura e urbanismo, possam alcançar um arco cada vez maior e mais generoso na redução das desigualdades e na proteção da vida no planeta.
Para Cid Blanco Jr., arquiteto e urbanista, coordenador do GT da Agenda 2030 do IAB, “o Guia é uma ferramenta; é uma ferramenta de advocacia, é uma ferramenta de comunicação, de aprendizado e de troca de experiências”.
“Conscientizar os profissionais, não só como profissionais, mas também como cidadãos, de que eles têm um papel a cumprir no âmbito dessa Agenda Internacional sempre foi o objetivo”, conclui o membro do Comitê de Acompanhamento dos ODS da UIA.
Imagem: IAB