O projeto ArqPop, focado na divulgação de iniciativas voltadas ao atendimento das mais diversas demandas da sociedade brasileira, terá uma segunda fase em 2024. A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), após avaliação junto aos sindicatos das cinco regiões do país, já tem um grupo de profissionais de arquitetura e urbanismo que será responsável pela curadoria para divulgação de novos projetos no portal arqpop.org.br.
A fase 2 do ArqPop já havia sido aprovada no ENSA 2023 e foi encaminhada durante Reunião do Conselho de Representantes em Salvador, na Bahia, que ocorreu durante o mês de maio deste ano.
Os profissionais que serão responsáveis pela curadoria são: Abel Escovedo, do Distrito Federal, representando a região Centro-Oeste; Jorge Eiró, do Pará, representando a região Norte; Liana Paula Perez de Oliveira, de São Paulo, representando a região Sudeste; Gabriela Fernanda Grisa, de Santa Catarina, representando a região Sul; e Luísa Gusmão, da Bahia, representando a região Nordeste.
Os trabalhos serão alvo de divulgação e, ao final do ano, serão avaliados para concorrer ao 2º Prêmio ArqPop, a ser submetido à votação popular e agraciado durante o 48º ENSA. Anualmente, a equipe de curadoria deverá mudar, dando oportunidade para demais profissionais, além de unir diversidade de ideias.