Inscrições abertas para o 39° ENSEA na cidade de Uberlândia

Estão abertas as inscrições para o 39º Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ENSEA). Realizado pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), o evento acontece de 21 a 23 de agosto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU), em Minas Gerais. Interessados podem se inscrever pelo link https://doity.com.br/39-ensea

Sob o tema “50 anos construindo a educação democrática em Arquitetura e Urbanismo: trilhas, redes e conexões”, o diálogo sistemático objetiva compartilhar e refletir sobre resultados de pesquisas e de experiências relativas à Educação em Arquitetura e Urbanismo, a fim de contribuir para o avanço do conhecimento nesse campo.

O encontro também celebra 50 anos de associação por meio da educação democrática em arquitetura e urbanismo, promovendo contextos temáticos como trilhas, redes e conexões, que pensam a perspectiva múltipla da profissão. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e demais envolvidos no ensino da mesma.

Para Andréa dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entidade que presta apoio institucional ao evento, “o ENSEA aproxima as comunidades acadêmica e profissional por meio da troca de experiências e isso motiva a arquitetura e urbanismo a seguir sendo plural e diversa em suas inovações desde a graduação”.

Wanda Vilhena Freire, vice-presidente da Associação, destaca que, nestas cinco décadas de ABEA, “gostaríamos de ver a continuidade da parceria entre as entidades nacionais em prol da luta pela qualidade do ensino e da formação, como aconteceu com a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais”.

“Em termos práticos, estamos trabalhando para criar ou nos juntarmos a redes internacionais de intercâmbio de práticas e saberes relativos ao ensino de arquitetura e urbanismo, em especial, na América Latina e na África. Para isso, será necessária uma ampliação do corpo de associados para a formação de quadros e uma futura renovação de dirigentes. Por isso, convidamos os associados dos diversos sindicatos do país, que também sejam professores, a se associarem à ABEA”, acrescenta Wanda.

O ENSEA também é oportunidade de fomentar o debate sobre políticas públicas, legislação e diversidade na atual arquitetura e urbanismo, uma vez que o debate deve ser pauta de todas as entidades, Conselhos e da população, como conclui a vice-presidente.

“A sociedade precisa ser alertada de que a habitação, a cidade e sua paisagem são elementos vitais para um país mais igualitário do ponto de vista socioambiental. Neste sentido, a valorização do trabalho dos arquitetos e urbanistas é fundamental.”

Imagem: ABEA

Rolar para cima