III Seminário e I Encontro da RENACE acontecem em maio

A Rede Nacional de Canteiros Experimentais (RENACE) realiza, dos dias 27 a 30 de maio, seu III Seminário e I Encontro da RENACE. O evento acontecerá das 8h às 21h na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), objetivando debater questões pertinentes aos canteiros experimentais, trabalhar a prática de arquiteturas livres, além de comemorar a fundação da rede. Interessados podem se inscrever em www.renace2024.com.

O encontro, apoiado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), é formado por 40 canteiros experimentais de escolas de arquitetura e urbanismo e espaços livres de formação no campo da construção civil, voltado para estudantes de graduação de arquitetura e urbanismo, ciências sociais, engenharias, geografia, agrárias e ambientais, professores, sindicatos e profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos.

Com a proposta de incitar a sociedade e centros acadêmicos a pensar novas configurações para o ambiente habitado e formas de reprodução de vida dentro dos limites na produção dos espaços urbanos, o evento busca a reaproximação com o lugar da construção, com seus canteiros e trabalhadores, bem como estratégias voltadas às necessidades sociais do país nos âmbitos de habitação (no campo e nas cidades) e das diversas edificações públicas por meio da problematização da crise de moradia no Brasil.

Os canteiros experimentais são locais que necessitam adotar uma postura apta a atender as demandas de um contexto não explorado, direcionado a fortalecer o desenvolvimento social. Esse local desempenha um papel crucial na identificação das lacunas nas relações de trabalho dos construtores e nas condições pós-uso dos habitantes, portanto, complementares ao ensino da arquitetura e do urbanismo.

Rolar para cima