Com o objetivo de contribuir para as reflexões sobre políticas públicas referentes aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, a Fundação Cesgranrio lança, no dia 29 de outubro, o ‘Relatório Técnico nº 03/2019: Evidências do ENADE e de outras fontes – mudanças no perfil do bacharel em Arquitetura e Urbanismo’. A publicação de 94 páginas apresenta um diagnóstico sobre a evolução da oferta de cursos, perfil dos concluintes e colocação no mercado de trabalho dos graduados. A produção do material baseou-se em dados obtidos através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A obra é assinada pelo doutor em Estatística e professor da EBAPE/FGV, Kaizô Iwakami Beltrão, pela doutora, arquiteta e urbanista e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Luiza Naomi Iwakami, pelo doutor, arquiteto e urbanista e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Ademir Pereira dos Santos e pelo mestrando em População, Território e Estatísticas Públicas Ricardo Servare Megahós. Na publicação, o presidente da Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, destaca que o relatório mostra as mudanças e transformações em diferentes áreas, como educação e artes.
A solenidade de lançamento será realizada às 19h com a presença de representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), da Associação Brasileira de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAB).
Para participar do lançamento inscreva-se aqui.
Acesse o relatório completo aqui.