A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) vai integrar evento dedicado à extensão na pós-graduação com foco em produção de habitat do país. O 1º Encontro Nacional sobre Extensão na Pós-graduação e Assessoria Técnica para a Produção do Habitat mais Saudável, Resiliente e Solidário no Campo e na Cidade, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU UnB), em formato remoto, acontece nos dias 17, 18 e 19 de agosto e conta com o apoio do CAU-BR, ANPARQ, FAP-DF, PPGFAU-UnB, BrCidades e da Rede Moradia Assessoria.
A presidente da FNA, Eleonora Mascia, estará na abertura do evento no dia 17, quando especialistas vão se debruçar em três temas distintos: produção de conhecimento, pesquisa-ação, produção e assessorias técnicas; apresentação da residência CTS – diálogos com a residência AU+E; e apresentação das residências/cursos Lato Sensu.
De acordo com Liza Andrade, arquiteta e urbanista professora na Universidade de Brasília (UnB) e uma das organizadoras do encontro, o encontro busca reunir residências acadêmicas, cursos de especialização e grupos de pesquisa e extensão que tratam da complexidade da produção do habitat e da assessoria/assistência técnica em um debate sobre a extensão na pós-graduação. Também se propõe a estabelecer um diálogo sobre a produção do conhecimento a partir da extensão nos territórios populares no âmbito da pós-graduação e os desafios ante a pressão produtivista posta aos programas de pós-graduação.
“O evento vem justamente para fortalecer os cursos de residência na nossa área e no formato de assessoria técnica que queremos implementar na pós-graduação, o que já vem sendo feito por outras instituições e, no caso da UnB, estamos em processo de formação. O foco é extensão na pós-graduação, com a reunião de vários cursos que estão em processo de construção e alguns já consolidados”, explica Liza.
Nesta quarta-feira (10) ainda ocorre o lançamento do edital da residência da FAU UnB cujas inscrições permanecem pelos próximos 30 dias e com início do curso previsto para outubro.
No formato lato sensu, o curso tem a proposta de capacitação no nível de pós-graduação, ao mesmo tempo em que permite a pesquisa e a assistência técnica. “Nosso projeto é multifuncional, pois estamos unindo a produção do habitat, a agroecologia, a saúde e a economia solidária. Essa é uma maneira de também capacitar os arquitetos para uma visão mais abrangente, com a necessidade de pensar além da moradia no campo e na cidade”, destaca Liza.
As inscrições para o Encontro estão abertas.
Acesse: https://sig.unb.br/sigaa/public/
Passo a passo da inscrição: https://www.fna.org.br/wp-content/uploads/2022/08/Video.mp4