FNA participa de Encontro Nacional sobre Residências em ATHIS

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Maitá ATHIS, sediou nos dias 17 e 18 de março, o 1° Encontro Nacional sobre Residências em Assessoria Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) para formação e ampliação da rede de programas do país. O evento reuniu a comunidade acadêmica de arquitetura e urbanismo, profissionais da área, gestores públicos e representantes do Ministério das Cidades.

O primeiro dia foi aberto pelo Coordenador do IAU-USP João Marcos Lopes, e as mesas iniciaram com a presença de Flávio Tavares representando o Ministério das Cidades, seguido por Camila Moreno de Camargo que apresentou as ações do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). O restante do dia consistiu em apresentar as residências ativas na área, que dividiram suas experiências com os presentes no evento, seus desafios trabalhando com ATHIS e suas atuações territoriais. As residências presentes foram da Universidade Federal da Bahia (UFBA/RAU+E), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/ATHIS), a Universidade Federal de Sergipe (UFS/Habcidade), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB/ATAU) e a Universidade de Brasília (UnB/CTS).

Já o segundo dia foi aberto por João Marcos e Camila Mariana da Rocha (Maitá ATHIS) apresentando a proposta de formação de novas residências. No decorrer da manhã, outras instituições apresentaram seus projetos de residências, criadas em projetos de extensão, pesquisa e assessorias e comunidades parceiras. Entre as instituições deste dia estiveram Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Com experiências sólidas, as instituições socializaram acúmulos territoriais e regionais de atuação e incidências políticas que demonstram a pertinência e urgência de novas residências multidisciplinares de AHIS.   

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) participou do evento, sendo representada pela arquiteta e urbanista integrante da Comissão de ATHIS da FNA e diretora geral do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Paraná (Sindarq/PR), Iara Beatriz Falcade Pereira. A sindicalista que atua na área e integrou o Coletivo de Pesquisa e Extensão de Planejamento Territorial e Assessoria Popular da Universidade Federal do Paraná (PLANTEAR/UFPR) manifestou que “a partir do evento é extremamente visível que as residências que as universidades públicas têm feito constituem o debate mais qualificado da ATHIS no Brasil no momento, pois são feitas a partir de interfaces territoriais sólidas, dialógicas e profundamente comprometidas com a formação crítica não só de profissionais da nossa categoria.”

No encerramento da rodada de discussões do segundo dia, Iara pontuou publicamente o interesse da federação em acompanhar a Rede de Residências de ATHIS e de compor parcerias entre o Projeto Solare nas residências, uma vez que este vislumbra a disputa política de direito de uso de ferramentas de trabalho de acesso livre e gratuito para os profissionais que trabalham com a ATHIS. Iara destaca que essa participação no ENRATHIS significa uma oportunidade importante para a federação. “É também uma oportunidade para nós, técnico-militantes sindicalistas, criarmos pontes em benefício da ATHIS com atuação crítica. Precisamos avançar na estruturação da política pública para que tanto a sociedade e a classe trabalhadora tenha acesso e direito à moradia e seus territórios, tanto quanto de nós, classe trabalhadora da ATHIS, compormos esse processo com condições dignas de trabalho. É este o caminho que visualizo, sendo uma profissional formada por vagas de cotas sociais de ensino público integral e desejo que mais colegas formados que também são fruto dessa conquista de luta social engajem, pois finalmente estamos mudando o cenário de profissionais formados em arquitetura serem da classe trabalhadora e não só das elites.”

Além disso, a representante pode participar do último momento interno do ENRATHIS, uma reunião entre as e os representantes das instituições citadas das residências existentes e as que estão em processo de consolidação, momento qual pôde ser consolidada a ponte e o convite da federação em que a Rede de Residências participe do Fórum Nacional de ATHIS da FNA, previsto para outubro de 2025 em Florianópolis, junto ao encontro popular sindical: “Congresso de Crise Climática: o papel das organizações da Classe Trabalhadora na defesa da vida no planeta”.

O Fórum Nacional de ATHIS é uma iniciativa da FNA que chega, este ano, à sua segunda edição, promovendo debates sobre Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social e inaugura parceria entre a federação, seus sindicatos do sul, e o SINDASPI-SC na realização conjunta do Fórum com o Congresso de Crise Climática.  

Fotos: Iara Falcade Pereira

Rolar para cima