FNA marca presença na solenidade de homologação das novas DCNs para os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) participou, nesta quinta-feira (10/07), da solenidade de homologação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. O evento foi realizado no Ministério da Educação e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, além de outras autoridades da área. A FNA foi representada pela arquiteta e urbanista, ex-presidente da entidade e membro do Conselho Consultivo, Eleonora Mascia.

Com a homologação, cursos exclusivamente a distância passam a ser vedados, reforçando a exigência da formação presencial em atividades essenciais da graduação, como os ateliês, os laboratórios, o estágio supervisionado, a extensão universitária e o Trabalho Final de Graduação (TFG).

Entre os principais avanços das novas diretrizes estão:

– Atualização dos currículos frente às transformações tecnológicas e aos desafios climáticos do século XXI;

– Reconhecimento da complexidade dos territórios, da diversidade cultural e dos saberes populares e ancestrais;

– Valorização da presencialidade como estratégia pedagógica, especialmente em ateliês de projeto, laboratórios, estágios supervisionados e atividades de extensão;

– Fortalecimento da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e do papel social da arquitetura;

– Ênfase na justiça socioambiental e em práticas pedagógicas integradoras e interdisciplinares;

– Reconhecimento da arquitetura e urbanismo como campo específico do conhecimento.

Consideradas um marco histórico para o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, as novas DCNs são resultado de um processo coletivo, democrático e qualificado, o qual a FNA tem apoiado essa construção ao longo dos anos, com forte atuação em campanhas em defesa de uma formação ética, crítica e socialmente comprometida. “A FNA vê como algo extremamente importante cursos presenciais, pois no presencial há uma troca de conhecimentos e experiências que resultam na construção do aprendizado do profissional”, pontuou a arquiteta e urbanista e atual presidente da FNA, Andréa dos Santos.   


Foto: Eleonora Mascia

Rolar para cima