FNA lança livro comemorativo aos seus 40 anos

Em uma cerimônia repleta de emoção abraçada pelas belezas arquitetônicas do Espaço Cultural da Barroquinha, prédio histórico da cidade de Salvador, na Bahia, foi lançado o livro “Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas 1979-2019 Memórias, Personagens, Lutas”. A obra comemora os 40 anos de atuação da federação e é assinada pelo arquiteto e urbanista Bruno Cesar Euphrasio de Mello, com editoração de Flávio Wild.

O livro reúne documentos sobre a trajetória da FNA, traz entrevistas com seus ex-presidentes e conta histórias inéditas sobre as lutas dos arquitetos e urbanistas nas últimas quatro décadas. “A escrita desta história reúne as pautas dos arquitetos e urbanistas, mas também as extrapola. A experiência da FNA se confunde com a do movimento sindical e social brasileiro, da luta por moradia, pelo direito à cidade, da construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, frisa texto de apresentação assinado pelo presidente da FNA, Cicero Alvarez, e pela presidente eleita para a gestão 2020/2022, Eleonora Mascia.

O livro traz ainda carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que reforça a relação estabelecida com o movimento dos arquitetos e urbanistas e com amigos de luta como Clóvis Ilgenfritz, Zezéu Ribeiro, Clara Ant e Valeska Peres Pinto. “Tenho muito carinho pelo trabalho de tantos profissionais nos projetos de moradia, desde o Instituto Cidadania até o Minha Casa Minha Vida”. E completou: “Encontrei, nessas quatro décadas, profissionais de Arquitetura e Urbanismo que são verdadeiros lutadores por uma vida melhor nas cidades, unindo o direito à moradia à democratização dos espaços públicos”.

Acesse a obra na íntegra aqui

Foto: Carolina Jardine

Rolar para cima