Em uma cerimônia repleta de emoção abraçada pelas belezas arquitetônicas do Espaço Cultural da Barroquinha, prédio histórico da cidade de Salvador, na Bahia, foi lançado o livro “Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas 1979-2019 Memórias, Personagens, Lutas”. A obra comemora os 40 anos de atuação da federação e é assinada pelo arquiteto e urbanista Bruno Cesar Euphrasio de Mello, com editoração de Flávio Wild.
O livro reúne documentos sobre a trajetória da FNA, traz entrevistas com seus ex-presidentes e conta histórias inéditas sobre as lutas dos arquitetos e urbanistas nas últimas quatro décadas. “A escrita desta história reúne as pautas dos arquitetos e urbanistas, mas também as extrapola. A experiência da FNA se confunde com a do movimento sindical e social brasileiro, da luta por moradia, pelo direito à cidade, da construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, frisa texto de apresentação assinado pelo presidente da FNA, Cicero Alvarez, e pela presidente eleita para a gestão 2020/2022, Eleonora Mascia.
O livro traz ainda carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que reforça a relação estabelecida com o movimento dos arquitetos e urbanistas e com amigos de luta como Clóvis Ilgenfritz, Zezéu Ribeiro, Clara Ant e Valeska Peres Pinto. “Tenho muito carinho pelo trabalho de tantos profissionais nos projetos de moradia, desde o Instituto Cidadania até o Minha Casa Minha Vida”. E completou: “Encontrei, nessas quatro décadas, profissionais de Arquitetura e Urbanismo que são verdadeiros lutadores por uma vida melhor nas cidades, unindo o direito à moradia à democratização dos espaços públicos”.
Acesse a obra na íntegra aqui
Foto: Carolina Jardine