Seguindo a agenda de atividades, a secretária geral da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Dânya Silva, está participando da Cúpula Sindical Pré COP30, evento promovido pela Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), Rede Sindical Amazônica e Aliança Sindical pelas Florestas Tropicais, que acontece nos dias 26 e 27 de março, em Brasília.
A cúpula visa a reunir sindicatos, representantes de governos, organizações multilaterais, acadêmicos e sociedade civil para discutir o papel crítico do trabalho efetivo no enfrentamento da crise climática, promovendo diálogo entre o movimento sindical e partes interessadas sobre as principais questões climáticas para alinhar as posições trabalhistas ante a COP3, garantindo que as vozes dos trabalhadores seja ouvida no debate climático global em novembro deste ano.
Dânya reforça a urgência de debater o assunto e afirma que os trabalhadores da construção e da madeira têm muito a falar. “Os profissionais que utilizam a madeira na Amazônia Legal sofrem na pele o peso da extração ilegal, por exemplo. Sofrem na pele a desatenção da fiscalização do Ministério do Trabalho, a precariedade do trabalho decente e da fiscalização efetiva do Ibama e órgãos ambientais. Só quem está lá naquela ponta sabe o que realmente acontece, e esses trabalhadores e trabalhadoras precisam ser ouvidos.”

Confira a programação completa:
Quarta-feira (26/03)
– 9h: Credenciamento e recepção
– 9h30min: Inauguração e homenagem a Chico Mendes, sindicalista e ambientalista amazônico
– 10h: Palestra principal: COP30 – A COP da Amazônia
– 10h30min: Condições de trabalho na Floresta Amazônica – Trabalhadores explorados e distribuição da floresta tropical: é um pacote
– 14h: Cadeias de produção florestal legais, sustentáveis e inclusivas
– 16h30min: Programa de Trabalho Decente na Amazônia
– 18h: Encerramento das atividades do dia
Quinta-feira (27/03)
– 9h: Empregos Verdes, Descarbonização e Bioindústria
– 10h: Soluções de adaptação e empregos verdes
Fotos: Dânya Silva