FNA inaugura Memorial em homenagem a arquitetos falecidos

Em alusão aos anos de pandemia que ceifaram milhares de vidas, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) inaugurou um memorial em homenagem aos arquitetos e urbanistas que faleceram entre os anos de 2020 e 2021. O espaço ficará fixado no site da federação como registro da colaboração desses profissionais à profissão e às cidades brasileiras. O espaço “Em Memória” foi apresentado pelos ex-presidentes da FNA e conselheiros Valeska Peres Pinto e Newton Burmeister durante a mesa de abertura do 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, evento com começou nesta segunda-feira (22/11) e segue até domingo totalmente em formato virtual.
Em um momento de emoção, Valeska lembrou que a homenagem é uma forma de valorizar a trajetórias desses colegas e “mantê-los vivos entre nós”. “Estamos em luto por mais de 600 mil vidas e, entre elas, perdemos colegas que estavam em plena atividade, nossos alunos”, ponderou a líder sindical.
Burmeister destacou a importância de estar participando desta 45ª edição do ENSA, principalmente para um dirigente que esteve também na primeira edição. “Alguns nomes desta lista cumpriram seu ciclo. Outros nos deixaram prematuramente pela circunstância da vida. Um movimento que teve o impacto dessa pandemia e do negacionismo das autoridades”, criticou. Emocionado, Burmeister lembrou do colega de luta Clóvis Ilgenfritz que faleceu no final de 2019. “Ele deixou como legado a Athis e isso faz com que ele permaneça junto a nós mesmo já tendo partido”.

Imagem: reprodução YouTube

Rolar para cima