FNA e Saergs lançam livro de Clara Ant em Porto Alegre

A centenária sede do Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (Saergs) localizada na rua José do Patrocínio, 1197, em Porto Alegre (RS), vai receber o lançamento do livro “Quatro décadas com Lula: o poder de andar junto”, da arquiteta e urbanista Clara Ant. O evento, que acontece no dia 26 de maio, às 19h, é uma promoção da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), do Saergs, da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS) e da Editora Autêntica. A obra conta um pedaço da história do presidente Luiz Inácio da Silva. “Um livro é sempre uma maneira de mantermos uma história viva, de registrar um momento. Quando escrevi esse testemunho, eu queria relembrar e registrar o que aconteceu no meu país e não deixar morrer uma influência e uma mudança tão importante”, explica Clara. O encontro é gratuito, aberto ao público e contará com momento de autógrafos.

Clara, que já foi vice-presidente da FNA, e Lula começaram a trabalhar juntos na década de 1990, quando ela passou a assessorá-lo e a atuar mais diretamente junto ao Partido dos Trabalhadores (PT). A arquiteta esteve à frente das Caravanas da Cidadania, ainda nas primeiras campanhas eleitorais para a presidência, e viu de perto a situação do povo das regiões periféricas do país. Na obra, além de abordar essa relação próxima com o atual presidente da república, ainda é possível conhecer a trajetória pessoal da autora.

Alinhada desde jovem aos movimentos de resistência, Clara fincou raízes no sindicalismo, lutando pelo resgate da democracia e pela necessidade vital de sobrevivência de trabalhadoras e trabalhadores do Brasil. “Comecei a escrever o livro em 2016, ainda no ano do golpe da presidente Dilma. E desde então, foi bom, mas muito difícil reviver todas as histórias que reuni. Foram anos de vulnerabilidade da lei, de violência, de pandemia. Mas decidi que precisava finalizar a obra como uma forma de protesto para combater o negacionismo que estávamos vivendo. Eu vivi e estive presente no quanto o PT e o Lula foram importantes para a história do Brasil e sabia que precisava contar isso para as pessoas”, explica.

Durante o evento, também haverá a entrega do prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano Saergs para o advogado trabalhista Filipe Diffini Santa Maria. A homenagem é pela atuação do profissional em causas judiciais de interesse da categoria dos arquitetos e urbanistas, como a manutenção da sede, ações coletivas e, mais recentemente, a vitória pela restituição de valores indevidos pagos ao CREA-RS.

Rolar para cima