A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) apresentou o Solare no 21° Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware). O evento aconteceu entre os dias 27 a 29 de novembro no Parquetec de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).
O coordenador do Solare pela FNA, Danilo Matoso apresentou a palestra “Solare — Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia: uma política para a construção de nosso país”. O arquiteto e urbanista demonstrou as várias possibilidades de envolvimento de diversas instituições no projeto, fomentando o uso e desenvolvimento dos softwares livres para arquitetura, urbanismo e engenharia em apresentação junto ao Chefe de Gabinete do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Paulo Henrique Soares.
“Além do diálogo com a comunidade dos Softwares Livres, aproveitamos o encontro para alinhar ações do Solare com o presidente do CAU/PR, Gustavo Linzmeyer e com a presidenta do Sindarq/PR, Iara Beatriz Falcade Pereira, bem como para estabelecer diálogo com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (Unila), com o Itaipu Parquetec, um importante centro nacional de projetos e políticas de fomento ao desenvolvimento científico, tecnológico, inovação e empreendedorismo”, afirma Matoso.
Para Iara, a participação significa mudanças significativas na arquitetura e urbanismo feitos com tecnologia que evolui junto com os profissionais, além de uma vitória para o sindicato paranaense: “A gente, tanto do Sindicato quanto da Federação, ficou bastante contente e satisfeitos principalmente com essa visibilidade que o projeto está alcançando com o convite da organização do Latinoware. Poder participar desta edição, apresentar a proposição do projeto e também dispor de tempo para até fazer alinhamentos das possibilidades de fazer algum termo de convênio do Solare com o CAU Paraná. O qual a gente está visualizando através do sindicato aqui do estado, tendo sido principalmente em função disso que participei do evento”.
“Já em diálogos com a Federação, enquanto representatividades sindicais sempre destacamos essa questão do âmbito político do uso das tecnologias que são ferramentas de trabalho para nossa categoria, o que mobilizou tanto a construção do projeto Solare como o que pretendemos não abrir mão na sua continuidade. Então destaco que seguiremos vendo esse projeto como um projeto político, de disputa política, das nossas tecnologias, das nossas ferramentas de trabalho, que cada vez mais no âmbito da arquitetura e do próprio urbanismo, dos planos e projetos que a gente realiza, são necessários e efetivam muito mais o nosso trabalho”, adiciona a presidente do sindicato.
Foram apresentados os princípios fundamentais do Solare como o controle do método de trabalho pelas próprias categorias, o direito à prática profissional para quem não tem como arcar com os altos custos de softwares proprietários, os softwares livres como alavancas da pesquisa científica, a segurança e privacidade proporcionada pelos softwares de código aberto e auditável, o papel dos formatos abertos na preservação da memória a longo prazo, a importância das organizações profissionais neste processo, além das principais iniciativas em andamento para difusão do uso de softwares livres aplicados à prática profissional da arquitetura, urbanismo e engenharia: cursos, palestras, campanhas, seminários.
Por meio do acordo assinado entre a FNA e o CAU/RS no ano de 2022, já foram disponibilizadas matérias e nove cursos gratuitos no site do Solare (https://solare.org.br). Os cursos englobam os softwares Gimp (edição de imagens), Inkscape (ilustração com vetores), Scribus (diagramação), Blender (3D e BIM), QCAD (CAD 2D), FreeCAD (CAD, 3D e BIM) e QGIS (geoprocessamento).
O Latinoware é um evento que reúne especialistas da América Latina para debater sobre o presente e o futuro da tecnologia, nos quais professores, educadores, empreendedores, artistas, pesquisadores, pessoas comprometidas com o desenvolvimento humano aliada à ciência e à tecnologia. Saiba mais sobre o Congresso em https://latinoware.org/.
Fotos: Iara Beatriz Falcade Pereira