FNA apresenta mapa de ação sindical

A secretária de Organização e Formação Sindical da FNA, Fernanda Simon Cardoso, apresentou um mapa da atuação dos sindicatos de arquitetos e urbanistas no Brasil durante a tarde deste sábado (8/4) na reunião Ampliada, em João Pessoa. O relatório inclui dados sobre percentual de arquitetos que paga CSU, aqueles que realizam homologações e negociações coletivas.

Atualmente, a FNA tem 16 sindicatos ativos. Acre, Amapá, Roraima, Tocantins, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pará, Piauí, Mato Grosso e Maranhão estão sem ação efetiva, sendo que os quatro últimos já tiveram atividade no passado.

Entre as metas da secretaria está auxiliar na obtenção da carta sindical para aqueles que ainda não a obtiveram. Além disso, Fernanda lembrou a importância de garantir atividade em sindicatos que estão inoperantes. Entre as negociações em curso está a retomada do movimento no Mato Grosso.

Fernanda ainda citou a necessidade de realização de cursos de formação para diretores de sindicatos, produção de cartilha de organização e gestão sindical e do auxílio aos sindicatos para melhoria e criação de canais de comunicação.

A apresentação foi acompanhada pelo presidente da CUT/PB, Paulo Marcelo. Em uma breve manifestação, ele reforçou a importância de reflexões sobre a atuação sindical e referendou os desafios que vêm pela frente.

Rolar para cima