Encontros Regionais fortalecem agenda de luta da FNA

O ano de 2022 será marcado por uma série de eventos regionais que debaterão os rumos do sindicalismo em Arquitetura e Urbanismo. Os Encontros Regionais de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (Ersas) serão realizados ao longo dos próximos meses nas cinco regiões do Brasil. O primeiro está agendado para os dias 8 e 9 de abril em Porto Alegre (RS). Em formato híbrido, a agenda busca a troca de experiências entre sindicato de uma mesma região. Segundo o vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Ormy Hütner Jr, o plano de retomar os encontros – já promovidos em gestões anteriores da FNA – estava entre as metas da atual diretoria, mas precisou ser adiado em função da pandemia. A reunião foi coordenada pela presidente da FNA, Eleonora Mascia, que pontuou a importância da participação dos dirigentes em um ano de luta e conclusão da atual gestão, lastreada na bandeira “Luta é todo dia”.

Já neste primeiro Ersa em abril, a expectativa é avaliar a metodologia do projeto de Atuação profissional (Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura – T.A.B.A.) para conclusão e efetiva implementação ainda este ano. O projeto é feito em parceria com a FNA e o CAU Brasil. Na agenda da FNA, também está a realização de ERSAS em São Paulo (28 e 29/5), Recife (27 e 28/8), Belém (24 e 25/9) e Brasília (17 e 18/11). Os dados compilados nas regionais serão apresentados durante o 46º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (46º Ensa), de 18 a 20 de novembro, em Brasília (DF).

A agenda do ano foi detalhada a líderes sindicalistas na noite desta quarta-feira (9/03) durante a primeira reunião anual de seu Conselho de Representantes da FNA. Segundo Hütner Jr, a programação contribuirá com a formação de gestão dos sindicatos. “Os sindicalistas serão os protagonistas neste debate das realidades regionais”, ponderou.

Os debates da FNA ao longo de 2022 também serão trilhados por meio de cinco Grupos de Trabalho (GTs) criados para dar encaminhamento a diretivas importantes indicadas durante o 45º Ensa, em 2021. Na reunião desta quarta, os projetos dos GTs foram apresentados, e os líderes sindicalistas, convidados a integrar os debates. Os sindicatos farão a indicação dos participantes em cada grupo já constituído a partir dos seguintes temas: Equidade e Interseccionalidade; ATHIS; Atuação profissional, Arqpop e Arquitetos na Gestão Pública.

Rolar para cima