De comer com os olhos

Camila Silva/Imprensa FNA

Uma das principais características do arquiteto e urbanista é a imensa capacidade de observar o ambiente à sua volta onde quer que ele esteja incluindo nos seus momentos de lazer. Não foi diferente com as arquitetas e urbanistas Aline Pires e Natália Prates, que a partir da visita a estabelecimentos gastronômicos, interseccionaram culinária, fotografia e arquitetura e desenvolveram a revista Deleite-se.

Formadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as profissionais ingressaram no mercado em áreas distintas de arquitetura hospitalar e de construção. Porém, nas horas livres, costumavam frequentar os mesmos bares e restaurantes de Florianópolis, além de avaliarem a apresentação dos pratos no cardápio, a construção e disposição dos móveis dos ambientes chamavam a atenção das amigas e colegas de profissão. Ambas, se questionavam de qual forma aquele ambiente havia sido construído e se os proprietários haviam contrato um profissional de arquitetura para o desenvolvimento do projeto.

Julia, Natalia e Aline, as proprietárias da 3P Studio (Crédito: Allan Barbosa)

A partir da observação dos espaços, Aline e Natália, em parceria com a técnica de edificações e fotógrafa Julia Prado, decidiram criar uma revista digital para veicular conteúdo sobre esses locais gastronômicos. A equipe conta a suas experiências sobre os lugares unindo a história de seus proprietários, seu cardápio e a concepção do ambiente. A primeira publicação foi veiculada em junho de 2015, os textos, fotos e design da revista são elaborados pelas profissionais. Aline é diretora de criação, Natalia de produção e Júlia de imagem. 

De acordo com Aline, à medida que as histórias iam sendo contadas, surgiram os convites para que elas conhecessem os outros estabelecimentos de Florianópolis. “Inicialmente, nós contávamos as histórias de forma espontânea, íamos nos bares e restaurantes e pagávamos pelo serviço, entretanto, com o crescimento da revista passamos a ser convidadas para ir aos locais e nos aproximamos dos proprietários”, ressalta.

Em dezembro de 2015, a interseção entre arquitetura e culinária ultrapassou as páginas das revistas, e as arquitetas foram convidadas para desenvolver um projeto arquitetônico para um restaurante de Florianópolis. Ele foi o ponta pé inicial para a abertura do escritório de arquitetura 3P Studio, que abrange a revista Deleite e projetos arquitetos, buscando conciliar funcionalidade, beleza e prazer, além do serviço de fotografia gastronômica.

Projeto Cozinha Dois Mundos recebeu premiações (Crédito: Arquivo Pessoal)

Entre os trabalhos que se destacam no portfólio está a Cozinha Dois Mundos, vencedora da maratona Archathon SC e terceiro lugar como melhor ambiente no voto júri popular Casa Cor SC. Com 19 m², a cozinha era uma homenagem à Anita Garibaldi e sua história de amor com Giuseppe Garibaldi. Para as arquitetas, o casal representa o encontro de dois mundos. Na Arquitetura, o conceito de mundos opostos é apresentado nos elementos que compõem o ambiente, o mundo da força representado por elementos crus como cimento, madeira e aço, e o mundo da arte, com o uso do grafite e do verde das hortas.

De acordo com Aline, a premiação, que ocorreu no ano de 2017, foi um divisor de águas na carreira das arquitetas que, segunda ela, eram vistas no mercado “apenas como as meninas que escreviam a revista”.  Além da Cozinha Dois Mundos, está o projeto Fábrica Woeking bar. Com 335 m², com dois andares, o estabelecimento foi pensando para o sistema de autoatendimento. O pavimento é composto por um café, um bar, espaços de coworking, sala de reuniões e copa.

Rolar para cima