Curso online aborda o papel histórico dos sindicatos no fortalecimento da democracia

Para que dirigentes sindicais possam aprofundar seus conhecimentos e reflexões sobre o mundo do trabalho e compreender o papel histórico dos sindicatos no fortalecimento da democracia, o DIEESE e a Escola DIEESE de Ciências do Trabalho estão disponibilizando gratuitamente o curso online “História do Movimento Sindical no Brasil”.

A ideia é que a partir da apresentação do contexto histórico dos sindicatos seja possível compreender o conceito de sindicato e, consequentemente, o entendimento do papel histórico dessa instituição na constituição da democracia. As aulas são ministradas pelo professor de história da Escola Diesse de Ciências do Trabalho Samuel Fernando de Souza.

“Nós acreditamos que os trabalhadores têm uma contribuição muito grande na construção da democracia no Brasil. Recuperar essa história fortalece a ação dos movimentos dos trabalhadores nesse momento”, afirma Eliana Elias, diretora da Escola Dieese de Ciências do Trabalho.

O curso tem duração de 12 horas, divididas em seis aulas. São disponibilizados ao aluno vídeo aula, textos de referência para aprofundar o assunto abordado e questões de múltipla escolha. Ao final, é possível obter certificado.

As aulas sobre a história do movimento fazem parte da estratégia da instituição de oferecer cursos e conferências online para o aperfeiçoamento de dirigentes sindicais de fora gratuita durante o período de isolamento social.

Aulas

1. Definição de sindicato e contexto histórico
2. O movimento sindical na Primeira República
3. O primeiro governo Vargas e o enquadramento sindical
4. As iniciativas intersindicais durante a “República Populista”
5. O golpe civil-militar e o “Novo Sindicalismo”
6. Panorama do Movimento Sindical na Nova República

>> Faça sua inscrição aqui << 

Rolar para cima