Curso de Formação em Política Sindical aborda trajetória do movimento de trabalhadores

Dirigentes sindicais de 14 estados ligados a sindicatos filiados à Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e à Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) participaram nesta quarta-feira (8/7) do primeiro módulo do curso “Formação em Política Sindical – Cenário no Brasil e no mundo: história e desafios”, ministrado pelo engenheiro e vice-presidente da Fisenge, Ubiratan Félix Pereira Santos. A turma de 62 alunos acompanhou uma abrangente explanação sobre as organizações fundacionais do movimento dos trabalhadores e alguns de seus desdobramentos no início do século 20.

Após uma visita a importantes episódios da história – da Carta do Povo inglesa à Abolição da Escravatura – o professor abriu o debate aos participantes. A principal provocação foi em termos de condução de paralelos entre a história e a recente situação do movimento dos trabalhadores no Brasil. Segundo o diretor da FNA Danilo Matoso, responsável pela Secretaria de Organização e Formação Sindical, “à medida em que os donos do poder subtraem os direitos dos trabalhadores, os próprios profissionais compreendem a necessidade de se reorganizar para fazer valer seus direitos, e que é nessa organização e nessa mobilização que se dá a verdadeira luta política, a luta de classes”.

O curso de Formação Sindical segue com mais dois módulos virtuais agendados para 15 e 22 de julho, sempre com início às 19h. Todos os participantes que tiverem, no mínimo, 75% de presença, receberão certificado. Segundo Matoso, sindicalistas que perderam essa primeira aula, mas estão devidamente inscritos, ainda podem participar do restante da programação. “Estamos trabalhando em uma agenda de cursos de formação que seve seguir ao longo dos próximos meses para auxiliar a base de nossos sindicatos”.

Foto; Reprodução

Rolar para cima