Conheça Jessica De Carli, Arquiteta e Urbanista do Ano pelo Saergs

Natural de Caxias do Sul, Jéssica De Carli se formou em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Caxias do Sul em 2005. Logo depois de formada, a arquiteta abriu seu próprio escritório para trabalhar com arquitetura residencial e comercial. O escritório era localizado no Moinho da Estação, espaço da cidade que foi reconfigurado naquele período e teve participação ativa da profissional, o que a levou a se interessar mais pelas questões da cidade e de patrimônio histórico.

Entre 2010 e 2011 ela foi Diretora de Cultura da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, representando a entidade na Comissão de Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

Durante 13 anos seu escritório permaneceu ativo no Moinho da Estação, até o ano de 2017, quando Jessica decidiu se mudar para uma antiga casa, pertencente aos seus avós e construída na década de 1970 no estilo modernista, e que estava em risco de demolição. Neste mesmo período a arquiteta passou para a diretoria do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), o que foi essencial para o desenvolvimento de sua consciência social na profissão. “Minha mente ampliou. Minha visão sobre o mundo e sobre arquitetura mudou completamente”, conta ela.

Com o trabalho no sindicato, a arquiteta começou a questionar de que maneiras poderia implementar as atividades que estava aprendendo na sua cidade natal. Dessa forma, Jéssica começou a trabalhar com as comunidades de Caxias do Sul por meio da arte, fundando o Instituto SAMbA, que visava a realização de residências de artistas vindos da periferia de diversos locais do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Maranhão.

No contato com a comunidade e com os artistas locais surgiu então o Projeto Mosaico na Quebrada, que busca levar a expressão artística urbana para reafirmar a identidade das comunidades periféricas de cidades como Caxias do Sul. “O Mosaico é sobre isso. Um sentimento de pertencimento, de vontade, de resiliência e de espelhamento de quem está envolvido no processo”, explica ela.

Em 2023, Jessica De Carli recebe o prêmio de Arquiteto e Urbanista do Ano pelo SAERGS por sua significativa contribuição à sociedade e à profissão com o Projeto Mosaico na Quebrada.

Foto: Acervo Instituto SAMbA

Rolar para cima