No decorrer de janeiro de 2018, ocorrerão as escolhas das novas diretorias dos CAU. No CAU/BR, foi eleito no dia 11 de janeiro como presidente o conselheiro Luciano Guimarães (CE). Para a 1ª Vice-Presidência, foi escolhida a conselheira Patrícia Luz (RN) e, para a 2ª Vice-Presidência, o conselheiro Guivaldo Baptista (BA).
Além disso, dois membros da FNA foram eleitos para atuar em diferentes estados à frente da autarquia: Jeferson Salazar, ex-presidente da Federação e atual membro do Conselho Consultivo, é o novo presidente do CAU/RJ. Além dele, Gilcinéa Barbosa da Conceição, atual diretora regional do Nordeste da FNA, foi eleita presidente do Conselho na Bahia.
Veja abaixo os resultados das eleições realizadas até 11 de janeiro nos CAU/UF. Apenas PA, RO e RR ainda não elegeram seus dirigentes. Acesse aqui o quadro resumido dos eleitos.
ACRE – Na primeira plenária da terceira gestão do CAU/AC, ocorrida no dia 4 de janeiro, foi eleita presidente do Conselho para o período 2018/2020 a arquiteta e urbanista Verônica Vasconcelos de Castro, que assumirá a gestão do Conselho até 2020. O vice eleito para 2018 é o arquiteto e urbanista Victor Hugo Sestito Salomão.
Foram definidas também as composições das quatro Comissões Regimentais: Ética e Disciplina, Exercício Profissional, Ensino e Formação, Planejamento e Finanças, Organização e Administração e Comissão de Politicas Profissionais, Urbana e Ambiental. O Acre conta, atualmente, com 412 arquitetos e urbanistas ativos, além de 81 empresas no setor.
ALAGOAS – O arquiteto e urbanista Heitor Antônio Maia da Silva Dores presidirá o CAU/AL na gestão 2018/2020. Ele foi eleito por unanimidade no dia 4 de janeiro. A arquiteta Gianna Melo Barbirato será a vice-presidente em 2018.
O CAU/AL possui Comissões permanentes de Administração e Finanças, Ensino e Formação, Ética e Disciplina e Exercício Profissional, e mais uma comissão temporária dedicada a Política Urbana e Ambiental. Alagoas possui, atualmente, 1.643 profissionais e 110 empresas no setor.
AMAPÁ – O arquiteto e urbanista Cesar Augusto Batista Balieiro foi eleito presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP), na sessão plenária ordinária N.º 073/2018, que foi realizada no dia 5 de janeiro, na sede do conselho, em Macapá.
Para vice em 2018 foi eleito o arquiteto o arquiteto e urbanista John David Belique Covre. Foram escolhidos ainda os membros das comissões permanentes de Ensino e Formação, Ética e Exercício Profissional e Planejamento, Finanças, Orçamento e Administração. O Amapá possui 519 arquitetos e urbanistas na ativa e 175 empresas no setor.
AMAZONAS – O arquiteto e urbanista Jean Faria dos Santos presidirá o CAU/AM na gestão 2018/2020. Ele foi eleito em 10 de janeiro.Como vice foi escolhida a arquiteta e urbanista Meglen Cristina Valau da Silva.
Foram eleitos ainda os membros e coordenadores das comissões permanentes de Exercício Profissional, Ética e Disciplina; Ensino e Formação Profissional; e Organização, Administração, Planejamento e Finanças, bem como da comissão especial de Política Profissional e Política Urbana e Ambiental. O Estado do Amazonas conta, hoje, com 1.596 profissionais e 193 empresas no setor.
BAHIA – Durante a reunião plenária ocorrida no dia 2 de janeiro, conduzida pelo conselheiro decano Paulo Ormindo, o CAU/BA elegeu sua nova presidente a arquiteta e Urbanista Gilcinéa Barbosa da Conceição. Seu mandato vai até 2020.
A vice presidência do CAU/BA em 2018 será ocupada pelo arquiteto e urbanista Neilton Dórea. A arquiteta e urbanista Eunice Gusmão foi eleita tesoureira do Conselho. Foram definidas também as composições das cinco Comissões Regimentais: Ética, Exercício Profissional, Ensino e Formação, Planejamento e Finanças e Atos Administrativos. Atuam na Bahia, atualmente, 4867 profissionais e 783 empresas do setor.
CEARÁ – O arquiteto e urbanista Napoleão Ferreira da Silva Neto é o novo presidente do CAU/CE. A eleição ocorreu na noite do dia 9 de janeiro. Napoleão Ferreira da Silva Neto, Rebeca Gaspar Maia e Francisco Antonio Laprovítera Teixeira, coordenador da Comissão de Organização, Planejamento, Administração e Finanças A vice Presidência ficou com a arquiteta e urbanista Rebeca Gaspar Maia. O Estado do Ceará possui atualmente 2.335 arquitetos e urbanistas ativos e mais 285 empresas no setor.
DISTRITO FEDERAL – O arquiteto e urbanista Daniel Mangabeira da Vinha irá presidir o CAU/DF na terceira gestão da história da instituição. Helena Zanella foi eleita vice-presidente para 2018.
Foram escolhidos também os membros e coordenadores(as) das Comissões de Ensino e Formação, Ética e Disciplina, Exercício Profissional e Finanças e Atos Administrativos. Atuam no DF hoje 4.853 profissionais e 612 empresas do setor.
ESPÍRITO SANTO – A arquiteta e urbanista Liane Destefani foi eleita presidente do CAU/ES para o período 2018/2010. A vice em 2018 será a arquiteta e urbanista Carolina Gumieri.
Foram escolhidos também os membros e coordenadores (as) das Comissões de Ensino e Formação Profissional, Ética e Disciplina, Exercício Profissional e Planejamento, Finanças e Atos Normativos. O Espírito Santo conta, atualmente, com 2.709 arquitetos e urbanistas na ativa, além de 343 empresas do setor.
GOIÁS – O arquiteto e urbanista Arnaldo Mascarenhas Braga foi reeleito presidente do CAU/GO em plenária realizada na manhã de 8 de janeiro. Para a vice presidente foi eleito o arquiteto e urbanista Frederico Rabelo. Goiás tem, atualmente, 3.418 arquitetos e urbanistas na ativa, além de 524 empresas no setor.
MARANHÃO – No dia 8 de janeiro o CAU/MA elegeu seu novo presidente o arquiteto e urbanista Marcelo Machado Rodrigues. Para vice presidente foi eleita a arquiteta e urbanista Carla de Azevedo Veras.
Foram escolhidos ainda os integrantes das comissões de Atos Administrativos, Orçamento e Contas, Ensino e Formação, Ética e Disciplina e Exercício Profissional. Atuam hoje no Maranhão 1.221 arquitetos e urbanistas e 214 empresas no setor.
MATO GROSSO DO SUL – O arquiteto e urbanista Luis Eduardo Costa foi eleito presidente do CAU/MS, por unanimidade, na 74ª Reunião Plenária Ordinária, realizada na tarde do dia 4 de janeiro.
Para a primeira e segunda vice presidências foram eleitos, respectivamente, a arquiteta e urbanista Mellina Bloss Romero e o arquiteto e urbanista Carlos Lucas Mali. O CAU/MS também escolheu os membros e coordenadores das Comissões de Ensino e Formação, Ética e Disciplina, Exercício Profissional e Finanças e Administração. O Estado possui hoje 2.498 arquitetos e urbanistas na ativa e mais 527 empresas no setor.
MATO GROSSO – Em eleição realizada dia 6 de janeiro, o CAU/MT escolheu como presidente para a gestão 20118/2020 o arquiteto e urbanista André Nör. Como primeiro vice-presidente foi eleito Carlos Alberto Oseko Junior, enquanto João Antônio Silva Neto ficou com a segunda vice.
O CAU/MT tem três comissões ordinárias: Ensino e Formação, Exercício Profissional e Ética e Disciplina, além de uma especial (Política Urbana e Ambiental) e uma temporária (Aquisição da Sede). O Mato Grosso conta, atualmente, com 2.222 arquitetos e urbanistas ativos e 416 empresas no setor.
MINAS GERAIS – Em sua 73ª Plenária, a primeira da terceira gestão, o CAU/MG elegeu presidente para o período 2018/2020 o arquiteto e urbanista Danilo Silva Batista. A reunião ocorreu dia 4 de janeiro, sob a condução da arquiteta e urbanista Marília Palhares Machado, presidente em exercício e conselheira estadual decana.
O arquiteto e urbanista Paulo Henrique Silva de Souza foi eleito vice-presidente. Foram igualmente compostas as comissões com os respectivos coordenadores. Elas são seis: Ensino e Formação, Ética e Disciplina, Exercício Profissional, Organização e Administração, Planejamento e Finanças e Política Urbana e Ambiental. Minas Gerais possui atualmente 11.952 arquitetos e urbanistas na ativa, ao lado de 1.573 empresas no setor.
PARAÍBA – O arquiteto e urbanista Ricardo Victor de Mendonça Vidal foi eleito presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) para o período 2018/2020. A escolha ocorreu na sessão Plenária Ordinária N.º 071/2018, realizada na manhã do dia 3 de janeiro, na sede do Conselho, em João Pessoa, conduzida pelo decano Walter Muniz.
Foram eleitos também o primeiro e o segundo vice-presidentes do CAU/PB para o ano de 2018, respectivamente o conselheiro Ernani Henrique e a conselheira Juliana Queiroga.Em seguida foram escolhidos os membros das comissões permanentes do CAU/PB, assim como seus coordenadores e coordenadores adjuntos. As Comissões são quatro: Ética e Disciplina; Exercício Profissional, Ensino e Formação; Planejamento e Finanças e Organização e Administração. Atuam na Paraiba, atualmente, 1851 profissionais e 336 empresas do setor.
PARANÁ – O conselheiro Ronaldo Duschenes é o novo presidente do CAU/PR. A eleição ocorreu durante a 76ª Reunião Plenária, realizada no dia 5 de janeiro. Dois conselheiros concorreram à presidência do CAU/PR. Foram oito votos para Duschenes, sete para o conselheiro Cláudio Forte Maiolino e uma abstenção. A arquiteta e urbanista Margareth Ziolla Menezes foi eleita a vice-presidente do Conselho.
Atualmente, o Paraná tem 9.688 arquitetos e urbanistas ativos e 1.979 empresas no setor.
PERNAMBUCO – O novo Conselho Diretor do CAU/PE para o triênio 2018/2020 foi eleito no dia 10 de janeiro. Os arquitetos urbanistas Rafael Amaral Tenório de Albuquerque e Tomás de Albuquerque Lapa assumem, respectivamente, a presidência e vice.
Também foram escolhidos os membros e coordenadores das comissões permanentes de Ensino, Formação e Exercício Profissional; de Ética e Disciplina; e de Organização, Administração e Finanças, assim como da comissão especial de diretrizes estratégicas. Pernambuco tem, atualmente, 4.056 arquitetos e urbanistas e 458 empresas no setor.
PIAUÍ – No dia 9 de janeiro foi eleito presidente do CAU/PI para a gestão 2018/2010 o arquiteto e urbanista Wellington Carvalho Camarço. A vice Presidência ficou com o arquiteto e urbanista João Alberto Cardoso Monteiro. O Piauí possui Comissões ordinárias de Ética, Ensino e Formação e de Finanças, Atos Administrativos e Planejamento Estratégico, além de uma especial dedicada a Política Profissional e Política Urbana e Ambiental.
O Piauí conta, atualmente, com 848 arquitetos e 158 empresas no setor.
RIO DE JANEIRO – O arquiteto e urbanista Jeferson Salazar é o novo presidente do CAU/RJ. A eleição ocorreu no início da noite do dia 9 de janeiro. Foram eleitos vice-presidentes os arquitetos e urbanistas Edivaldo Souza, Isabel Tostes, Lucas Franco e Nadir Moreira. Os componentes das Comissões Ordinárias de Ensino e Formação, Ética e Disciplina, Exercício Profissional, Planejamento e Finanças, bem como da Comissão Especial de Política Urbana, serão escolhidos em nova plenária no dia 17.
O Rio de Janeiro possui atualmente 18.901 arquitetos e urbanistas na ativa e 2.596 empresas no setor.
RIO GRANDE DO NORTE – O arquiteto e urbanista Luciano Barros foi eleito por seus pares conselheiros do CAU/RN presidente para a gestão que vai até 31 de dezembro de 2020. A escolha se deu no dia 8 de janeiro. O arquiteto e urbanista André Alves é o novo vice presidente.
Foram escolhidos também os integrantes das comissões de Ensino e Formação, Ética e Disciplina, Exercício Profissional e Organização e Administração. O CAU/RN possui ainda as comissões especiais de Política Profissional e Política Urbana e Ambiental. O Rio Grande do Norte concentra hoje 2.044 arquitetos e urbanistas e 232 empresas do setor.
RIO GRANDE DO SUL – A 81ª Sessão Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) ocorreu na manhã do dia 3 de janeiro. A reunião foi marcada pela eleição dos novos Presidente e Vice-Presidente e estruturação das Comissões de Ensino e Formação , Ética e Disciplina, Exercício Profissional , Organização e Administração, Planejamento e Finanças e Política Urbana e Ambiental.
Tiago Holzmann da Silva foi eleito Presidente com 14 votos e 6 abstenções. Rui Mineiro foi eleito Vice, com 13 votos e 7 abstenções. As Comissões serão compostas por quatro conselheiros titulares. O Rio Grande do Sul possui, atualmente, 13.951 arquitetos e urbanistas na ativa e 2.271 empresas no setor.
SANTA CATARINA – A arquiteta e urbanista Daniela Pareja Garcia Sarmento presidirá o CAU/SC na gestão 2018/2020. A eleição ocorreu em 9 de janeiro. Como vice-presidente foi escolhido o arquiteto e urbanista Everson Martins. O Estado de Santa Catarina possui hoje 7.696 profissionais na ativa e 1.401 empresas no setor.
SÃO PAULO – O arquiteto e urbanista José Roberto Geraldine Júnior presidirá o CAU/SP na gestão 2018/2020. A eleição ocorreu na tarde do dia 4, sob a condução do decano Flávio Marcondes. Votaram 55 conselheiros estaduais. Geraldine obteve 34 votos e Nabil Bonduk 21 votos. Como vice presidente foi eleito o arquiteto e urbanista Valdir Bergamini. Ele obteve 34 votos e Vinicius Andrade 20 – houve uma abstenção.
O CAU/SP possui cinco Comissões Ordinárias: Ensino e Formação; Ética e Disciplina; Exercício Profissional; Fiscalização; Organização e Administração e Planejamento e Finanças. Seus membros e coordenadores (as) foram igualmente eleitos no dia 4. Na próxima Plenária serão escolhidos os integrantes das cinco Comissões Especiais: Desenvolvimento Profissional; Política Urbana, Ambiental e Territorial; Comunicação ; Relações Institucionais e Patrimônio Cultural. O Estado de São Paulo conta hoje com 50.192 arquitetos e urbanistas na ativa e 6.088 empresas do setor.
SERGIPE – A arquiteta e urbanista Ana Maria de Souza Martins foi reeleita, por unanimidade, presidente do CAU/SE. A escolha ocorreu em plenária realizada em 9 de janeiro sob a presidência da conselheira Rosany Albuquerque.
Para vice-presidente foi escolhido o arquiteto e urbanista Marcelo Augusto Costa Maciel. O CAU/SE possui quatro comissões ordinárias: Ética e Disciplina, Ensino e Formação, Exercício Profissional, Orçamento e Contas. E mais uma especial de Políticas Públicas. Sergipe tem hoje 1.078 arquitetos e urbanistas na ativa e 126 empresas no setor.
TOCANTINS – O arquiteto e urbanista Silenio Martins Camargo foi eleito presidente do CAU/TO. A eleição foi realizada na primeira Plenária do ano, no dia 11 de janeiro. Para vice-presidente, foi escolhido o arquiteto e urbanista Luis Hildebrando Ferreira Paz, ex-conselheiro do CAU/BR.
Para saber sobre as eleições no CAU/BR clique aqui.