CONFEA retira dos arquitetos competência exclusiva em obras de restauro

Leiam a Carta de nosso colega Coordenador das Câmaras de Arquitetura de todo o país.

Caros Coordenadores e Arquitetos do Brasil,

Gostaria de comunicar que mais uma vez o Confea deu demonstração de que realmente este conselho é dos engenheiros. Nessa segunda-feira dia 29, na plenária do Confea foi votado o pedido de reconsideração da DN 80 que trata do restauro tendo o Arquiteto como coordenador e legalmente habilitado e com atribuições profissionais para a atuação nas obras de restauração e conservação do Patrimônio Cultural Arquitetônico.

O pedido de reconsideração não apresentou nenhum fato novo como consta nos próprios pareceres técnicos e jurídicos da assessoria do plenário, mas mesmos assim com um relato favorável ao pedido de reconsideração, feito por uma conselheira federal que é uma técnica em edificações fomos derrotados por 11 x 10, apesar de uma ampla defesa e muito bem fundamentada em Lei dos nossos Conselheiros Arquitetos, principalmente do Fernando Costa e do Maiolino.

Precisamos tomar conta da nossa Arquitetura com máxima urgência e só será possível com o nosso Conselho Próprio.

Favor divulgar para todos, principalmente para os que defendem este Conselho chamado Confea que não respeita nem mesmo a legislação e muito menos os profissionais.

Atenciosamente,

Arq. Urb. Ary Demóstenes Montelo
Coordenador Nacional da CCEARQ

 

Rolar para cima