O sábado (30/11) foi dia de comemorar as conquistas do Assentamento 20 de Novembro com uma festa de início das obras no local, que teve seu contrato de 2ª fase da revitalização assinado no dia 10 de outubro deste ano. Uma luta, que já dura quase duas décadas, abriu um novo momento de sua história ao receber o anúncio, por parte do Governo Federal, da reforma do espaço que, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida Entidades, servirá como moradia popular beneficiando 40 famílias de baixa renda.
Segundo a arquiteta e urbanista, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e sócia do escritório AH! Arquitetura Humana, Karla Moroso, foi um momento de comemorar uma vitória histórica. “Depois do ato de assinatura, já foi realizada a limpeza do terreno, colocação da placa de obra e tapumes. Isso é uma conquista para a gente, pois mostra que, sim, essa revitalização é real e vai acontecer mesmo”, comemora.
Localizado no centro de Porto Alegre (RS), o assentamento também receberá na fase II, que trata da execução da reforma que vai transformar o prédio da União em 40 unidades habitacionais e também a instalação de energia solar, captação de água da chuva, horta comunitária, espaços de trabalho, área cultural, biblioteca e espaços de lazer.
Além das arquitetas e urbanistas do AH! Arquitetura Humana, Karla Moroso e Taiane Beduschi, o projeto foi elaborado junto dos profissionais Paola Maia, Frathesco Spautz e Paulo Bicca.
Para saber mais, leia a matéria “Assentamento 20 de Novembro iniciará 2ª fase da revitalização”.
Foto: AH! Arquitetura Humana