Casa Eco Pantaneira e Cooperativa Dois de Junho levam o Prêmio FNA 2024

O projeto Casa Eco Pantaneira, capitaneado pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso do Sul (Sindarq/MS), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), Ecoa (Organização Não-Governamental), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Prefeitura de Ladário e Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), e a Cooperativa Dois de Junho, indicada pelo Centro de Direitos Econômicos e Sociais (CDES Direitos Humanos), receberão o Prêmio FNA 2024.

Concedido a pessoas e entidades que atuam em prol da arquitetura e urbanismo mesmo não sendo profissionais da área, a premiação será entregue durante o 48º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro. Neste ano, o ENSA será 100% online, o que permitirá que a solenidade de premiação seja acompanhada pelo canal do Youtube da FNA.

A Cooperativa Braço Forte, indicada pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP), receberá menção honrosa por sua atuação à frente das comunidades da Região Metropolitana de Campinas (SP).

Segundo a presidente da FNA, Andrea dos Santos, a premiação traz todos os anos projetos diferenciados. “A Casa Eco Pantaneira foi uma ação de grupo, um projeto conjunto que mostrou muito sobre o significado de mobilização popular. A Cooperativa Dois de Junho nasceu, também, dessa necessidade de ocupar os espaços da cidade”, frisou sobre os agraciados. A presidente ainda reforçou os diferenciais da cooperativa paulista, que fez e faz a diferença na vida das comunidades. 

A escolha dos agraciados foi comandada pela conselheira da FNA e ex-presidente Valeska Peres Pinto. O conselho curador é formado pelos ex-presidentes da FNA, além da presidente em exercício.

Rolar para cima