19º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano


A arquiteta e urbanista Bianca Tupikin é a Arquiteta e Urbanista do Ano 2024. Atuante no movimento de luta pela moradia, a profissional sulmatogrossense é graduada em arquitetura e urbanismo, especializada em Gestão e Gerenciamento em Recursos Hídricos e atuou na formação e orientação de comunidades indígenas. Entre seus projetos, a Casa Eco Pantaneira ganhou representatividade nacional. Indicada pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso do Sul (Sindarq/MS), Bianca teve seu nome escolhido pelo Conselho Consultivo da FNA, formado pelos ex-presidentes da federação, na noite desta quinta-feira (24/10). Segundo a conselheira e coordenadora do AU 2024, Valeska Peres Pinto, a profissional tem atuação pela habitação popular e militância pela categoria.

Para a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos, “após os eventos climáticos que o país sofreu ao longo deste ano, homenagear profissionais com iniciativas voltadas à sustentabilidade é uma forma, também, de trazer o debate sobre o futuro das nossas cidades”.

A premiação será entregue durante o 48º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) que, este ano, ocorrerá de forma virtual entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro. Durante a solenidade, também será entregue menção honrosa à arquiteta Roberta Lia Nascimento da Silva, indicada pelo sindicato do Amapá.

Também será feita uma homenagem in memorian ao arquiteto e urbanista Guivaldo D’Alexandria Baptista pelos serviços prestados como professor da Universidade Federal da Bahia e como presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA). A indicação para homenagem póstuma foi realizada pelo Sindicato dos Arquitetos do Estado da Bahia (Sinarq/BA).

Rolar para cima