Campanha Nacional de Negociações da FNA é lançada em 17 de abril

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) realizou, no dia 17 de abril, o lançamento de sua Campanha Nacional de Negociações dos Arquitetos e Urbanistas. O evento foi transmitido ao vivo no YouTube da FNA e pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch?v=y68IeMYRSB8.

O evento debateu sobre a análise de conjuntura para as negociações de arquitetos e urbanistas em 2024 e teve participação da presidente da FNA, Andréa dos Santos, do secretário de Relações de Trabalho, Mobilização e Inserção Profissional, Matheus Guerra Cotta, do presidente do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (SASP), Marco A. Teixeira da Silva, e da supervisora do Escritório Regional do Distrito Federal do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Mariel Angeli Lopes. 

A campanha objetiva estabelecer interlocução com os sindicatos e construir uma forma mais adequada da Federação acompanhar e dar apoio às negociações. A transmissão ao vivo refletiu sobre a conjuntura geral de economia e as condições do mercado de trabalho, trazendo o ponto de vista da distribuição sobre a ocupação dos arquitetos e urbanistas no Brasil, dadas as alterações da categoria nos últimos anos.

Andréa, ao realizar abertura do evento, agradeceu aos presentes destacando que “mais que debater o tema da questão das negociações em relação ao trabalho e ao desenvolvimento de atividades dos profissionais de arquitetura e urbanismo, é podermos movimentar a nossa função, ver esses debates não só do ponto de vista profissional, de uma negociação de trabalho, mas conseguir nos enxergar enquanto profissionais nas suas diversas áreas de atuação”.

Já o secretário Cotta comentou sobre o desafio que as formas de atuação e organização do trabalho dos arquitetos impõem para a objetivação das condições reais de trabalho e para a organização da categoria, visando pleitear algo melhor. A atividade foi apresentada como o início da execução do plano de ação da FNA para as negociações coletivas em 2024, que terá continuidade na construção junto aos sindicatos filiados, estabelecendo uma forma de apoio, acompanhamento e interlocução no período.

Na reafirmação da importância da campanha, há a busca pela união dos profissionais da categoria, em que é possível notar o aumento de profissionais atuando na área privada, bem como no serviço público, sendo necessário o reforço das entidades sindicais do ponto de vista social da arquitetura, como conclui Andréa: 

“Não temos dúvida que melhorar as condições de trabalho de todos arquitetos, arquitetas e urbanistas é também atuar à frente da arquitetura brasileira, poder fazer a defesa da arquitetura e do urbanismo brasileiros e garantindo o direito a toda a sociedade. É nos reconhecermos, saber onde que nós arquitetos e urbanistas estamos nesse [novo] mundo do trabalho para conseguirmos de fato negociar em favor da categoria, garantindo menos precariedade no exercício da profissão.”

Imagem: Captura de tela/FNA

Rolar para cima