Câmara dos Deputados realiza audiência pública sobre gestão da Caixa Econômica Federal

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP) realiza, na próxima terça-feira (9/7), às 14h, audiência pública extraordinária para prestação de esclarecimentos de assuntos polêmicos relativos à Caixa Econômica Federal. Objetivo é tratar sobre as ações e anúncios feitos nos primeiros meses da gestão de Pedro Guimarães. E que podem resultar no enfraquecimento do banco responsável por programas de fomento à moradia e pela contratação de milhares de arquitetos e urbanistas.

Na pauta, estarão assuntos como a privatização das loterias da Caixa Econômica, a retirada da Caixa do Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e a saída de 3,5 mil empregados Caixa por meio do Plano de Desligamento Voluntário (PDV). Também serão abordadas contratações de pessoal realizadas por ele e o cronograma da abertura capital (privatização) das áreas mais rentáveis e estratégicas dos bancos, como seguros, cartões, gestão de terceiros e loterias.

O requerimento de audiência pública foi proposto pela deputada federal, Érica Kokay (PT-DF). “Estão desmontando o Minha Casa Minha Vida, querendo privatizar as loterias Caixa, diminuindo direitos de seus funcionários e funcionárias. O presidente mantém um discurso púbico de preservação da Caixa, mas, por dentro, temos visto uma série de ações que estão minando a instituição”, salienta a deputada.

Para o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, a audiência é uma oportunidade de os empregados Caixa participarem do debate sobre a situação da estatal. “Será importante que os funcionários da Caixa participem da audiência para discutir o futuro do banco com o Presidente da instituição. Muitos funcionários estão inseguros com algumas atitudes da atual gestão”, considera.

Rolar para cima