Bioconstrução, permacultura e bioarquitetura são temas de encontro nacional em Porto Alegre

Porto Alegre sediará a primeira edição do Encontro Nacional de Bioconstrução, Permacultura e Bioarquitetura nos dias 13 e 14 de setembro. Promoção do Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs) com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), o evento terá como objetivo debater alternativas sustentáveis, responsáveis e conscientes da construção e entender os impactos da ocupação humana no meio ambiente. As atividades do dia 13 realizam-se no Memorial Luiz Carlos Prestes (Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1527). O segundo dia será de oficina prática, com um exercício sobre construção de uma composteira, que se realizará na sede do Saergs (Rua José do Patrocínio, 1197). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email [email protected].

A programação do primeiro dia conta com o arquiteto e urbanista Otávio Urquiza, que abordará as possibilidades e dificuldades da bioconstrução. À tarde, as soluções da bioarquitetura serão o tema da segunda mesa ministrada pelo arquiteto e urbanista Valdo Felinto. A terceira parte ficará a cargo do coordenador do Instituto de Permacultura da Pampa (IPEP), João Rockett, que tratará das soluções práticas em permacultura e tecnologias de baixo impacto ambiental. Para fechar o primeiro dia, a programação técnica abre espaço para um momento de grande reflexão, com a participação do Lama Padma Santem, do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que palestrará sobre o equilíbrio necessário entre valores humanos e ambientais.

Para a presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza, o tema da sustentabilidade não é exclusividade da área da Arquitetura, mas deve ser levantado por todas as atividades profissionais. “Entendemos que arquitetos e urbanistas são agentes da sociedade e, portanto, preocupados com o meio ambiente e o impacto de seus projetos e obras sobre ele”, ressaltando que essas preocupações não se referem ao futuro. “Estamos vendo, nesse exato momento, a Floresta Amazônica ser degradada e queimada. Não há mais tempo de protelar a preocupação com o planeta”, conclui.
O encontro conta com apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBea/RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil – Núcleo RS (IAB-RS), Associação de Arquitetura de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS) e Memorial Luiz Carlos Prestes.

Confira a programação completa:

13/9, no Memorial Luiz Carlos Prestes

09h às 09h30min – Credenciamento
09h30min às 9h45min – Abertura
9h45min às 11h15min –Mesa 1 – Bioconstrução: possibilidades e dificuldades
Palestrante: Otávio Urquiza
Debator: Miguel Aloysio Sattler
11h15min às 12h – Debate
12h às 13h Almoço livre
13h às 14h30min – Mesa 2 – Soluções da Bioarquitetura
Palestrante: Valdo Felinto
Debatora: Juliana Cruz
14h30min às 15h15min – Debate
15h15min às 16h30min – Mesa 3 – Soluções práticas em Permacultura e tecnologias apropriadas à crescente necessidade de práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental
Palestrante: João Rockett – Instituto de Permacultura da Pampa (IPEP)
Debatora: Vika Martins
16h30min às 17h – Debate
17h às 17h30min – Conclusões e encaminhamentos finais
17h30min às 18h – Coffe Break
18h – Palestra com Lama Padma Santem

14/9, na sede do Saergs
15h às 19h – Oficina prática a cargo dos Amigos da Terra: Projeto e construção de composteira orgânica com tijolos reaproveitados

Rolar para cima