Apesar de estar comumente atrelada a centros urbanos e comunidades das grandes cidades, a ação de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) tem ação essencial no ambiente rural e na formação de segurança alimentar nacional. Ao lado da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a ação de arquitetos e urbanistas no ambiente rural ganha forma principalmente pelo elo entre os agricultores e a territorialidade.
A arquiteta e urbanista Iara Beatriz Falcade Pereira é uma das profissionais que atua em projetos de Athis Rural no Interior do Paraná, trazendo essa perspectiva territorial para os assentamentos rurais. Segundo ela, por meio de editais públicos, foi possível reformular alojamentos de escolas de nível superior. “Acreditamos muito no trabalho da Athis no campo, em diálogo com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), como forma de implementar um planejamento de agroecologia e luta pela vida.”
Ao aprofundar o debate sobre a implementação da Lei de Athis, a arquiteta Fernanda Simon traçou um histórico da criação da lei, pelas mãos de dirigentes da FNA. Delineou, também, um paralelo dos avanços ao longo dos anos da criação do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (Fnhis) até o desmonte das políticas habitacionais pós golpe.
Na mesma mesa, a arquiteta e urbanista Mariana Cicuto apresentou sua experiência com a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). “É essencial compreender as transformações urbanas, a precariedade habitacional e o ofuscamento das desigualdades territoriais para trabalhar pela garantia de moradia digna da população.”
O arquiteto e urbanista, representante do projeto Mãe Luiza Acessível, Nilberto Gomes, falou sobre o trabalho desenvolvido em Natal/RN voltado a melhorias habitacionais. “Nosso objetivo com essa iniciativa era tornar a comunidade de Mãe Luiza um local mais acessível a todos. Por meio de uma troca entre arquitetos e moradores, atendemos diversas famílias compostas por pessoas com necessidades especiais, promovendo, assim, melhorias em suas residências.” O projeto foi selecionado pelo CAU/BR como um dos seis melhores projetos de Athis no Brasil.
Após as falas dos palestrantes, foi aberto espaço para debate e perguntas dos presentes. A atividade integra a programação do Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, que acontece entre os dias 30/11 e 1/12, precedendo o 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que seguirá até domingo (3/12).
Confira a programação completa do evento:
Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo
30 de novembro (quinta-feira)
10h às 21h30min
10h – Recepção e Inauguração da Exposição ArqPop
13h – Painel 1 – Mudanças Climáticas: Da Emergência para a Urgência
15h – Painel 2 – Arquitetura como Serviço Social
17h15min – Mesa 1 – Popularizar e Realizar ATHIS pela Redução das Desigualdades
19h15min – Abertura Oficial do Seminário “Arquitetura e Urbanismo: trabalho por justiça social na cidade e no campo”
1 de dezembro (sexta-feira)
8h30min às 22h
8h30min – Mesa 2 – Trabalho Digno é Direito Humano: Reformulando as Relações de Trabalho; Realização do Trabalho e Suas Formas
10h30min – Mesa 3 – Ética nas Relações de Trabalho
47º ENSA
14h – Início do 47º ENSA – Atividade aberta – O Trabalho do Arquiteto no Setor Público: um debate sobre a Carreira de Estado
16h – Painel 3 – O novo modelo sindical no país – O papel e articulação dos sindicatos no compromisso com a sociedade brasileira
19h – Abertura Oficial 47º ENSA – Entrega dos prêmios FNA 2023 e Arquiteto e Urbanista do Ano
2 de dezembro (sábado)
9h às 18h
9h – Momento de Formação Sindical Capacitação: Mesa de Negociação – Política de Financiamento da Estrutura Sindical
14h – Mesa 4 – A contribuição das entidades representativas de arquitetos e urbanistas para a sociedade
16h – Mesa 5 – Programas FNA – SOLARE, TABA e ArqPop
17h – Mesa 6 – FNA e Sindicatos – Diálogo e Construções Futuras
3 de dezembro (domingo)
9h às 15h
9h – Apresentação Manifesto Seminário FNA – compromissos e agenda 2024
10 – Assembleia FNA
13h – Almoço Comunitário de Encerramento na Ocupação 9 de Julho
Foto: Judy Wroblewski