Articulação pressiona por aluguel social aos desabrigados da ocupação Unidos Venceremos

Após três audiências emergenciais realizadas com a prefeitura do Rio de Janeiro, solicitadas pela vereadora Tainá de Paula (PT), as famílias desabrigadas pelo incêndio na Ocupação Unidos Venceremos ganharam a promessa de que serão encaminhadas para o aluguel social, uma demanda da comunidade que logo nas primeiras horas após o incêndio foram encaminhadas para um galpão próximo ao local sem a minha infraestrutura básica, considerando ainda a necessidade de distanciamento social por conta da Covid-19.

As audiências solicitadas pelo gabinete da arquiteta e urbanista Tainá de Paula tiveram a participação do vice-prefeito e secretário de Habitação da cidade, Nilton Caldera. De acordo com Tainá, o aluguel social foi uma conquista, mas a promessa precisa ser acompanhada uma vez que ainda não saiu do papel. A vereadora presenciou as condições insalubres das acomodações ofertadas pelo poder público e pressionou para que o pedido dos moradores pelo aluguel social fosse atendido.

A Unidos Venceremos em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, concentra cerca de 1.000 famílias e, com a tragédia no último dia 14/01, 250 ficaram desabrigadas. Em contato com líderes da comunidade, Tainá reportou que a situação das famílias era dramática, muitas formadas por idosos, crianças, gestantes e pessoas com necessidades especiais.

Foto: Reprodução Instagram e Tainá de Paula

Rolar para cima