A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) recebe sugestões de ações a serem realizadas durante o 27º Congresso da União Internacional de Arquitetos – UIA 2020, que será no Rio de Janeiro. “É importante a FNA se inserir nas discussões fora do Brasil, pois fortalece a entidade”, pontuou o arquiteto e urbanista Eduardo Bimbi, ex-presidente e membro do Conselho Consultivo da FNA.
A contrução de proposta de atividades para o UIA 2020 foi tema de painel durante a Reunião Ampliada da FNA com os sindicatos de arquitetos e urbanistas do país neste sábado e domingo (30 e 31 de maio), em Campinas (SP). Para o arquiteto e urbanista Newton Burmeister, também ex-presidente e membro do Conselho Consultivo da FNA, o UIA 2020 “é uma oportunidade significativa de expressão da profissão dentro do contexto nacional”.
O dirigente destacou o crescimento expressivo, nos últimos anos, das faculdades de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e do contigente de profissionais – 6 a 7 mil novos arquitetos e urbanistas/ano. “É uma belíssima oportunidade para o movimento sindical”, avalia. Segundo ele, o UIA 2020 será um momento adequado para abordar “as relações de trabalho que se estabeleceram e como elas podem se projetar”.
Confira declaração conjunta assinada entre a UIA, ACE e AIA.