Arquitetos e urbanistas gaúchos começam a receber verba de Ação do Saergs

A partir do dia 26 de setembro, arquitetos e urbanistas gaúchos devem começar a receber valores referentes à ação ajuizada pelo Saergs contra o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA/RS). Os recursos a serem devolvidos são referentes a pagamentos feitos em excesso de anuidades do CREA/RS entre os anos de 2007 a 2011. Estima-se que 12 mil trabalhadores gaúchos tenham direito a receber o reembolso. Para fazer a solicitação, é necessário emitir uma procuração e enviar cópia da carteira de identidade ao sindicato para habilitar-se no processo, ação que pode ser feita digitalmente através do link saergs.sintetiza.tec.br/servicos/acaodosaergs

Até o momento, 2 mil profissionais já estão habilitados no sistema do Saergs para o ressarcimento e, parte deles deve começar a receber os valores a partir do final deste mês. Segundo o vice-diretor presidente, André Huyer, a ação judicial iniciou em 2012 e exigiu muito empenho do sindicato. “Nossa assessoria jurídica ultrapassou todas as instâncias e exigências legais até alcançar o trânsito em julgado. A partir de então, uma nova ação jurídica se fez necessária para execução da sentença. Agora, mais de 10 anos depois, estamos começando a ver os frutos de tanta luta.” Ele também reforça que a conquista vem de um trabalho em equipe . “Deve ser ressaltado que isso só foi possível devido ao Saergs ser uma entidade colaborativa, com a dedicação de muitos colegas. Individualmente esta ação seria, praticamente, inviável.”

De acordo com a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos, a ação do Saergs mostra a força e importância dos sindicatos na obtenção de direitos dos profissionais. “Para a FNA o movimento realizado pelo Saergs é um exemplo das importantes atividades que uma entidade pode desenvolver em defesa dos direitos dos arquitetos e urbanistas.”

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito via WhatsApp pelo número (51) 3224-6066 ou pelo e-mail [email protected]


Foto: Freepik

Rolar para cima