Andréa Santos é eleita presidente da FNA

A arquiteta e urbanista gaúcha Andréa dos Santos foi eleita, neste sábado (26/11), presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) para a gestão 2023/2025. Aclamada em chapa única representando o Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (Saergs), ela assume oficialmente em janeiro ao lado de uma diretoria que conta com 16 representantes de 11 estados. Maurílio Chiaretti, diretor do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de São Paulo (SASP), será o vice-presidente.

A posse festiva da nova diretoria foi realizada na noite de sábado durante solenidade de entrega do 17º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e do Prêmio FNA 2022 no Hotel Brasília Palace, em Brasília (DF). “Neste contexto que estamos nos desafiando a contribuir na estruturação do país e em especial das nossas cidades, buscando garantir melhores condições de vida aos trabalhadores brasileiros, colocando nossa categoria de arquitetos e urbanistas como articuladores e protagonistas desses processos”, pontuou Andréa, convicta de que há muita luta pela frente para assegurar direitos e valorização à categoria. Para ela, defender os arquitetos e urbanistas é uma forma de promover uma sociedade mais igualitária e uma arquitetura mais democrática de acesso a toda sociedade. “Precisamos que os brasileiros valorizem a arquitetura pelo seu potencial de transformação na vida das pessoas, principalmente dos mais pobres e que necessitam de moradia”, reforçou.

Entre os desafios da nova diretoria, pontua a presidente, está amplificar a participação dos profissionais na construção de políticas públicas nas diferentes esferas. Outra linha de ação será pelo Projeto de Lei (PL) que prevê enquadramento de arquitetos como Microempreendedor Profissional (MEP). “Nossa atuação será focada no compromisso de fomentar a base de nossos sindicatos filiados nos diferentes estados”, completou. A nova diretoria ainda pretende estreitar relacionamento com as demais entidades de arquitetos e urbanistas a fim de unir esforços pelo desenvolvimento e reconhecimento da profissão.

Andréa é natural de Rio Grande (RS). Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel em 1993, foi presidente do Saergs entre 2014 e 2016, integrou a direção nacional da Central Única de Trabalhadores (CUT) e a primeira diretora da Confetu/CUT. Profissionalmente, atua como assessora técnica do monitoramento nacional do programa de habitação nos Assentamentos da Reforma Agrária do Incra.

Confira abaixo a chapa completa:

Diretoria Executiva 2023-2025
Presidência: Andréa dos Santos
Vice-Presidência: Maurilio Ribeiro Chiaretti
Secretaria Geral: Dânya Regina Rodrigues da Silva
Secretaria de Finanças: Fernanda Lanzarin
Secretaria de Políticas Públicas e Relações Institucionais: Luciana Jobim Navarro
Secretaria de Relações do Trabalho, Mobilização e Inserção Profissional: Matheus Guerra Cotta
Secretaria de Organização e Formação Sindical: Paolo Giovanni Portela Pellegrino
Secretaria de Educação, Cultura e Comunicação Sindical: Edinardo Rodrigues Lucas

Suplente da Diretoria Executiva
Gilcinea Barbosa Conceição
Rodrigo Cunha Bertamé Ribeiro

Conselho Fiscal
Kelly Cristina Hokama
Raimundo Nonato da Silva Souza
Juliana Betemps Vaz da Silva

Suplente do Conselho Fiscal
Danilo Matoso Macedo
Aida Maria Bittencourt Rebouças
Iara Beatriz Falcade Pereira

Rolar para cima