‘A bolsa ou a vida’ ganha melhor filme na Mostra Ecofalante de Cinema

O documentário ‘A Bolsa ou a Vida’, de Silvio Tendler, foi premiado na categoria de melhor filme por júri popular na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. O evento, que começou no dia 11 de agosto, vai até esta terça-feira (14/9) em formato híbrido. A Mostra, através de filmes e debates, procura ampliar e enriquecer discussões socioambientais que envolvem a totalidade da sociedade.

O filme de Silvio Tandler foi desenvolvido em meio à crise do coronavírus e aborda um futuro pós-pandêmico. Com a proposta de discutir o que virá após o fim da pandemia, o filme aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e leva a reflexão sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade. O documentário foi produzido com um orçamento 100% colaborativo de 19 entidades entre sindicatos, federações e confederações, além de pessoas físicas. “A FNA mais uma vez foi uma dessas entidades a contribuir não apenas com parte do orçamento, mas emprestou sua experiência e conhecimento nas causas urbanas. Essa premiação é também de todos que fizeram essa realidade possível”, pontuou Tendler.

O documentário conta com a participação de quatro arquitetos e urbanistas com forte atuação sindical e voltados para a luta urbana e social, além de tantos outros personagens relevantes. A Ecofalante é uma ONG que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade, produzindo filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental.

Rolar para cima