Durante o último dia do 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), foi realizada a Assembleia FNA. No momento, que integra a programação do evento, foi apresentada, pelo presidente do Sindarq/BA, Paolo Pellegrino, a proposta do estado receber a próxima reunião do Conselho de Representantes (CR), a ser realizada em maio de 2024, que foi aprovada pelos delegados sindicais presentes.
A secretária geral da FNA, Dânya Silva, realizou a leitura do regimento interno para funcionamento do ENSA e foram abordadas propostas de alteração para aprimoramento da atividade.
No momento, também foi definido o local onde será realizado o 48º ENSA. Após apresentação da proposta pela presidente do Sindicato com Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso do Sul (Sindarq/MS), Iva Carpes, e a vice-presidente, Kelly Hokama, foi aprovado o estado como anfitrião do próximo encontro, que será realizado em no final de 2024 na cidade de Campo Grande.
Para finalizar a mesa, foram apresentadas as proposições escritas pelos delegados dos estados presentes. Ao todo, foram 27 deliberações que abordavam temáticas sobre políticas públicas, relações de trabalho e ações sindicais.
Dentre as propostas aprovadas, alguns dos principais resultados do debate foram a implementação da Coordenadoria de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e a reestruturação do Grupo de Trabalho de Equidade e Gênero. Outras propostas, como relações institucionais e de comunicação, também serão debatidas durante a próxima reunião do CR.
“As deliberações aprovadas refletem os principais temas debatidos pelos sindicatos e serão a base para as ações dos Sindicatos com a FNA, tendo como principal propósito fortalecer nossas entidades sindicais no debate junto aos colegas arquitetos e arquitetas e urbanistas”, explicou a presidente da federação, Andréa dos Santos.
Foto: Judy Wroblewski