A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), se une ao movimento sindical e aos trabalhadores e trabalhadoras na luta por direitos, condições decentes de trabalho e acesso a políticas públicas para cidades inclusivas.
Em 2022, passados seis anos do golpe político-jurídico-midiático, estamos frente ao desafio de criar as condições para a mudança. Estivemos nos últimos dois anos enfrentando não apenas o desmonte das estruturas para garantia de direitos cidadãos, mas também a pandemia da COVID-19, que exigiu um esforço de contenção e reformulação da estratégia de luta a partir do necessário isolamento. O desemprego, o descontrole da inflação e a perda do poder de compra dos salários, se somaram à falta de uma política consistente e contínua de renda mínima e segurança alimentar da população. Em meio à pandemia, além da trágica marca de quase 670 mil vidas perdidas, há outras milhares de vidas afetadas pelas sequelas da doença, com consequências graves na vida do país.
Reforçamos a necessidade de unidade na luta, com debate e implantação da agenda unificada da classe trabalhadora, por uma política de valorização do salário mínimo e direitos trabalhistas para todos, inclusive os trabalhadores de plataformas. A pauta atual coloca a revogação das perdas de direitos nas reformas trabalhista e previdenciária, além de reivindicar igualdade salarial para homens e mulheres e o combate ao racismo. Também defendemos cidades inclusivas, com moradia e infraestrutura, com espaços públicos de qualidade, mobilidade e acessibilidade. Acreditamos na contribuição dos Arquitetos e Urbanistas para uma vida que inclua oportunidades de trabalho valorizado e atuação cooperada com diversos setores.
Vamos juntos pela garantia de direitos e pela democracia! Amanhã há de ser outro dia!
1º de maio de 2022.
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas
Pingback: 1º de Maio 2022 – Renovação da Luta por Direitos, Trabalho Decente, Cidades para Todos – sinarqrn
Pingback: CAU Brasil participa de encontro internacional de países de língua portuguesa | CAU/BR