13ª Bienal de Arquitetura discute as transformações provocadas pela pandemia

Após dois anos de pandemia, a Bienal de Arquitetura volta com sua programação presencial. Com o tema “Travessia”, o evento, realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB/SP), acontecerá dos dias 27 de maio a 17 de julho de 2022, em São Paulo (SP). Em sua 13ª edição, o evento pretende estimular reflexões críticas com relação ao espaço contemporâneo, enquanto desdobramento de eventos passados e ainda em curso, por meio de narrativas que reconstruam temporalidades e levantamentos coletivos de memórias apagadas.

Ainda será debatido a relação entre corpos e territórios pelo viés de sua agência, seus apagamentos e suas resistências. O IAB/SP lançou eixos norteadores preliminares que ajudam a entender melhor a proposta das fundações do evento. São elas: Democracia, Corpos, Memória, Informação e Ecologia. A Bienal reúne trabalhos de 10 convidados e de 23 selecionados por uma chamada aberta. A edição é composta por uma extensa programação, com conferências, mesas temáticas e performances, que acontece nos espaços públicos da Avenida Paulista: Sesc, Itaú Cultural e Instituto Moreira Salles. Além de atividades educativas, visitas guiadas, oficinas e mediação. É possível confirir a programação completa no site www.bienaldearquitetura.org.br.

Os convidados que farão apresentações artísticas são:

Arquitetura na Periferia (Minas Gerais – Brasil);
Banga Nossa (Angola);
Christophe Hutin (Paris, França);
Coletivo Coletores (São Paulo, Brasil);
Dele Adeyamo (Nigéria/Reino Unido);
Francis Kéré (Gando – Burkina Faso);
Jaime Lauriano (São Paulo – BR);
Mona Rikumbi (São Paulo – Brasil);
Mouraria 53 (Bahia – Brasil);
Uýra Sodoma (Amazonas – BR).

Em continuidade à prática iniciada na última Bienal, o IAB/SP abriu uma chamada de trabalhos para fazer parte da programação. Foram selecionados 23 projetos, sendo 19 do Brasil e o restante de Porto Rico, México, Chile e EUA. Foram aceitas propostas de diversos formatos e linguagens, como: maquetes, objetos táteis, imagens impressas, mídias audiovisuais, podcasts, intervenções urbanas, artísticas, textos literários ou pesquisas científicas.

A cerimônia de abertura no Sesc Avenida Paulista acontece no dia 27 de maio, às 18h30, e contará com a presença de Joice Berth, arquiteta e urbanista pela Universidade Nove de Julho e pós-graduada em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Já a abertura no Centro Cultural São Paulo acontece no dia 04 de junho, às 17h, com performance da drag queen Uýra Sodoma.

Com informações do CAU Brasil

2 comentários em “13ª Bienal de Arquitetura discute as transformações provocadas pela pandemia”

  1. Pingback: 13ª edição da Bienal de Arquitetura discute as transformações provocadas pela pandemia – sinarqrn

  2. Pingback: Francis Kéré, Banga Nossa e Dele Adeyemo entre os participantes da 13ª Bienal | CAU/BR

Comentários encerrados.

Rolar para cima