Uma data de comemoração e luta pela valorização profissional

Pelo quarto ano, em 2014, os arquitetos e urbanistas brasileiros comemoram o seu dia em 15 de dezembro. A data foi instituída oficialmente em 2011, por meio da Resolução nº 8 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Até então, a comemoração era em 11 de dezembro, dia em que os cursos de Engenharia e Arquitetura foram regulamentados e oficializados no país, por meio do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de Dezembro de 1933.

A escolha do novo dia é uma homenagem ao arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, nascido em 15 de dezembro de 1907. Responsável por pensar e projetar Brasília, além de diversos outros prédios e monumentos que são ícones da arquitetura moderna, faleceu em 5 de dezembro de 2012, no Rio de Janeiro, aos 104 anos. Niemeyer se destacou pelo uso de formas abstratas e pelas curvas que caracterizam a maioria de suas obras. Em 2014, ele faria 107 anos.

 

Neste Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (15 de dezembro), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) parabeniza a todos os profissionais que, pelo Brasil afora, desenvolvem seus projetos e obras primando pela qualidade e organizam espaços buscando sempre cidades mais planejadas e organizadas. Que esta data seja de comemoração mas também de luta pela valorização profissional!

 

>>> ENTRE pontos de VISTA: veja a homenagem da FNA ao Dia do Arquiteto


>>> Confira a primeira entrevista da série especial ENTRE pontos de VISTA

Rolar para cima