Um adeus ao ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica

Faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o militante da justiça social e democracia e ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica. Preso político por quase 15 anos durante a ditadura uruguaia, se tornou um símbolo de resistência contra os governos autoritários, intitulado como “o último heroi da política” pelo renomado cineasta sérvio, Emir Kusturica, ao sair da prisão se aprofundou na política, tornando-se deputado, senador, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca e posteriormente Presidente do Uruguai. Sua carreira foi marcada por ética e um olhar predominantemente humano no meio político. 

Liderou com altruísmo e simplicidade, rejeitando privilégios do cargo. Continuou a viver em sua pequena chácara e chegou a doar cerca de 70% de seu salário para seu partido, a Frente Ampla, e para um fundo de construção de moradias. Em janeiro de 2025, durante uma entrevista para um veículo de comunicação uruguaio, Pepe revelou que, após 32 sessões de radioterapia, o câncer de esôfago que enfrentava desde 2024 teria avançado, na mesma entrevista, declarou: “Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”.

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) apoia a causa que Mujica tanto lutou em vida, admirando sua batalha por democracia e dignidade, como tantos brasileiros  lutaram e lutam até os dias atuais. Como disse Pepe: “Os que comem bem, dormem bem e têm boas casas acham que se gasta muito em política social”. Seu legado continuará a nos inspirar nos debates por um mundo mais solidário e justo para todos.

Rolar para cima