Está na reta final o prazo para garantir desconto de 10% na Contribuição Sindical Urbana (CSU) 2016. Arquitetos e urbanistas em atividade profissional têm até o dia 31 de janeiro para efetuar o pagamento da guia de recolhimento da CSU. Depois deste prazo, será cobrado o valor integral – R$ 245,22. Com o desconto, o valor fica em R$ 220,69.
A arrecadação é destinada ao fortalecimento da categoria. Um exemplo da aplicação do recurso é o convênio firmado recentemente entre a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). A parceria prevê o repasse de até 10% dos valores arrecadados com a CSU para viabilizar o Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – UIA 2020, no RJ.
O boleto com desconto foi enviado pelos Correios aos profissionais ativos no cadastro do CAU/BR, mas também é possível imprimir online. Na tabela abaixo, basta clicar sobre o respectivo Estado, preencher o formulário online e imprimir a guia.
* Clique aqui e veja o contrato da CSU firmado entre a FNA e a Caixa Econômica Federal
Os profissionais com 35 anos ou mais de graduação e também recém-formados (a partir de 2014) têm desconto de 50% nos pagamentos até 29 de fevereiro. “Este é um desconto diferenciado, não sendo cumulativo com o desconto de 10%”, destaca o presidente da FNA, Jeferson Salazar. Importante destacar que o desconto é uma orientação da FNA para os sindicatos filiados, cabendo às regionais que operacionalizam a própria cobrança a decisão de aderir ou não.
>>> Dúvidas? Veja perguntas e respostas sobre a CSU
Profissionais com mais de 40 anos de contribuição têm isenção de pagamento da CSU. “A nossa deliberação teve a intenção de valorizar àqueles e àquelas que efetivamente contribuíram com a CSU durante quarenta anos ou mais”, explica Salazar, ressaltando que o benefício não será concedida para profissionais com tempo de graduação que não contribuíram.