UIA: Dia Mundial da Arquitetura

Criado pela União Internacional de Arquiteto (UIA) em 1985, o Dia Mundial da Arquitetura é comemorado anualmente na primeira segunda-feira de outubro em paralelo com o Dia Mundial do Habitat da ONU. O tema do Dia Mundial da Arquitetura 2022 é Arquitetura para o bem-estar. O tema está alinhado com a designação de 2022 como o Ano do Design para a Saúde da UIA e com o compromisso para usar o design baseado em evidências para promover a saúde na cidades.

O presidente da UIA, José Luis Cortés, divulgou uma carta reforçando a importância da data e do envolvimento da arquitetura no desenvolvimento das cidades. É possível conferir a declaração em inglês aqui e a versão traduzida a seguir.

Na esteira da pandemia, os arquitetos permanecem firmes em seu compromisso com as metas estabelecidas na Agenda 2030 das Nações Unidas e na construção de sociedades mais resilientes, sustentáveis e saudáveis.

A arquitetura para o bem-estar vai além do acesso a hospitais e unidades de saúde. Estende-se à melhoria da qualidade dos espaços arquitetônicos em que vivemos e trabalhamos. De inovações técnicas que podem melhorar o conforto térmico, circulação e ventilação a fatores mais sutis que contribuem para nosso bem-estar psicológico e social, como espaços públicos, caminhabilidade, uso do solo e luz natural, percebemos que a qualidade do nosso ambiente construído tem profundas implicações para nossa qualidade de vida, na vida das pessoas ao nosso redor e em nosso ambiente natural.

Ao longo do 2022 UIA Year of Design for Health, a União Internacional de Arquitetos (UIA) uniu profissionais e formuladores de políticas em torno de discussões, debates e estudos de caso sobre questões de arquitetura para o bem-estar.

O Dia Mundial da Arquitetura deste ano marca o compromisso da UIA e de seus países membros em compartilhar as melhores práticas e políticas que ajudem as pessoas em todos os lugares a desfrutar de melhores resultados de saúde, alcançando harmonia entre seus ambientes construídos, naturais e sociais. Os arquitetos estão comprometidos com um bom design, porque sabemos que isso torna nossas comunidades mais fortes, seguras e saudáveis. Continuamos comprometidos em contribuir para o bem-estar de todos os seres humanos.

A UIA convoca arquitetos, engenheiros, planejadores e desenvolvedores a se unirem aos setores privado, social e público para encontrar um equilíbrio holístico e harmonioso entre os ambientes construído e natural.

Estou confiante de que juntos podemos enfrentar o desafio.

José Luis Cortés
Presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA)

Rolar para cima