Sindicatos filiados à FNA apresentam propostas para edital do FNRU contra a Covid-19

Com o objetivo de fortalecer o combate e prevenção à pandemia do novo coronavírus nas comunidades e periferias, os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) uniram esforços para chancelar ou apresentar iniciativas próprias visando o edital do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), que prevê aporte financeiro a iniciativas locais de combate à Covid-19. A divulgação dos projetos selecionados ocorre no dia 27 de abril.
No Distrito Federal, o Sindicato dos Arquitetos (Arquitetos DF) apresentou proposta que prevê a entrega de kits emergenciais de banheiros temporários, chuveiros e cartilhas orientativas a para moradores de rua. A ação é direcionada aos moradores do Setor Comercial Sul de Brasília, local onde vivem e circulam mais de 400 moradores de rua. Os equipamentos sanitários serão instalados na primeira semana de maio, conforme previsto na proposta protocolada. A ação proposta conta com a coordenação do Arquitetos DF, com apoio na divulgação feito pelo coletivo MOB, enquanto o  Instituto Cultural e Social No Setor ficará responsável pela mobilização dos moradores de rua.

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (Sindarq/PR) apoiou iniciativa do IAB/PR e líderes comunitários intitulado “Socorro à Comunidade 29 de Março do bairro Caximba, em Curitiba”, ocupação onde vivem mais de 3 mil pessoas, sendo cerca de 450 crianças. A maioria dos moradores atua na informalidade e, em virtude das dificuldades de trabalho agravadas pela Covid-19, o plano é dar condições de sobrevivência aos moradores por meio da compra de alimentos, fornecimento de água, Implantação de uma ou duas pequenas fábricas de máscaras, implantação de uma cozinha comunitária, capacitação da comunidade no enfrentamento à doença, aquisição de kits de limpeza e higiene pessoal, entre outras ações.

Com foco na ação #urbanismocontraocorona lançada em abril, que conta com uma ampla rede de solidariedade com atuação nas periferias, o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro (SARJ) submeteu ao edital o projeto Arquitetos contra o Corona: Fortalecimento ao combate e prevenção a Pandemia do Coronavírus (Covid-19) nas comunidades e periferias.  Um dos primeiros materiais lançados no Rio de Janeiro foi o mapa colaborativo e a proposta foi, a partir dos contatos levantados do mapa,  estruturar uma forma de ajuda às comunidades através da compra de produtos de higiene para serem distribuídos em três ou quatro favelas do Rio de Janeiro. Os locais escolhidos são os que o Mapa da Solidariedade possui contato, o que facilitará a articulação da população.

Outra ação veio do Rio Grande do Sul, onde o SIndicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado (Saergs), conforme previsto no edital do FNRU,  subscreveu carta de apoio à União de Vilas da Grande Cruzeiro, formada por 29 comunidades da periferia da Zona Sul de Porto Alegre. Dentre elas está a do Morro Santa Tereza, comunidade que desde 2010 vem sendo acompanhada de perto pelo Saergs em aspectos como remoções e despejos, regularização fundiária e assistência técnica em habitação de interesse social. Uma das prerrogativas do edital era que o movimento ou articulação tivesse articulação ou desenvolvesse atividades relacionadas às pautas urbanas junto a entidades que integram a rede do fórum.

Com abrangência nacional, o edital vai conceder apoios de até R$9.000,00 para 10 organizações da sociedade civil, para possibilitar a realização de ações no combate emergencial à Covid-19.

Ilustração: Arquitetos DF
Rolar para cima