O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (Sindarq/PR) está com processo eleitoral aberto para a escolha da diretoria que irá assumir a gestão 2019-2021. O pleito marcado para o dia 3 de outubro, das 18h às 20h, na sede do Sindarq/PR, vai eleger os componentes da diretoria executiva, conselho fiscal, comissão de ética, diretores regionais e delegados, titulares e suplentes do sindicato. Os arquitetos e urbanistas associados ao Sindarq/PR vão receber por e-mail todas as instruções necessárias sobre o processo eleitoral em curso.
A convocação para a eleição do Sindarq/PR, previsto em Regimento Eleitoral, consta em edital publicado em jornal de ampla circulação no Estado do Paraná (Tribuna), na edição de 4 de setembro de 2019. A Junta Eleitoral será composta por dois dirigentes ativos da atual diretoria e um associado do Sindarq/PR cujo nome é indicado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), além de um representante e fiscal de cada chapa inscrita.
Os candidatos à gestão 2019-2021 serão registrados através de chapas indicando os nomes dos concorrentes a todos os cargos efetivos e suplentes, conforme determina o Regimento Eleitoral, com exceção apenas da indicação de membros efeitos e suplentes para diretores regionais, que é facultativa.
As solicitações de registro de chapa devem ser encaminhadas à Comissão Eleitoral no e-mail [email protected], constando, obrigatoriamente, o RG, o CPF, o cargo na chapa e assinatura de cada candidato, bem como a indicação do associado que vai atuar como representante e fiscal da chapa. A data limite para a inscrição das chapas termina no próximo dia 19 de setembro, às 23h59min. Após, a Junta Eleitoral terá o prazo de 24 horas para manifestar-se sobre o registro das chapas.
Poderão candidatar-se nesta eleição profissionais que tenham solicitado e pago a contribuição social ordinária do ano (2019) até o momento da inscrição da chapa, e que estejam em situação regular junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Para validação de todo o processo, o candidato deve também apresentar, até o período de votação, a Certidão de Registro e Quitação de Pessoa Física em seu nome. Para os profissionais que irão votar a exigência é a mesma: apresentar quitação da contribuição social ordinária do ano em exercício e situação regular junto ao CAU, devendo apresentar até o momento da votação a Certidão de Registro e Quitação de pessoa Física em seu nome.
A eleição é presencial e será realizada na sede do Sindarq/PR, localizado na rua Marechal Deodoro, 314, sala 703, em Curitiba. A gestão da nova diretoria executiva, conselho fiscal e delegados, eleita pelo maior número de votos, começa no dia 14 de outubro de 2019 e se estende até 31 de dezembro de 2021.
Confira na íntegra o edital e o Regimento Eleitoral do pleito: